Por Marcos Limão

Vereador no segundo mandanto consecutivo, Rodrigo Luis Silva, o Digão, assumiu a presidência do PSDB em Taubaté. Ele foi eleito por aclamação durante encontro partidário realizado  no domingo, dia 17. A vice-presidência do partido ficou com o prefeito Ortiz Júnior. E o líder da bancada na Câmara Municipal escolhido foi o vereador Diego Fonseca.

Digão foi indicado ao posto pelo chefe do poder Executivo, que lhe comunicou pessoalmente a sua intenção há cerca de 40 dias. A militância tucana apenas referendou a escolha do prefeito. “Acho que a escolha foi um reconhecimento do nosso trabalho”, disse. Contudo, o vereador não tem perfil de “vaquinha de presépio” e pretende imprimir a sua marca no decorrer do mandanto, que é de dois anos. Um desafio e tanto para uma sigla criada em 1989 e comandanda com mão de ferro pela família Ortiz.

O novo presidente do PSDB quer aproximar o partido da sociedade com a realização de constantes debates sobre os problemas do dia-a-dia do taubateano e “não só esperar os períodos eleitorais para fazer esses eventos. Pretendo fazer um negócio mais participativo. O partido precisa marcar território”. Ele pretende procurar novas lideranças na cidade, envolver na discussão partidária a inédita realidade imposta pela Região Metropolitana e formalizar o PSDB Mulher, que existe na prática e não no papel.

O próximo desafio da militância em Taubaté será a reeleição de Geraldo Alckmin ao Governo do Estado em 2014, já que a terra de Lobato tornou-se o principal reduto tucano após o PSDB perder a Prefeitura de São José dos Campos para o PT.