Vereadores quase se estapeiam por causa do projeto de lei que proibia carroças na cidade; o autor Douglas Carbonne o retira da pauta. (por Nathalia de Oliveira)

 

Segunda-feira, 21. Os termômetros na Câmara Municipal registram altas temperaturas na sessão ordinária recheada de confusões e acusações entre os vereadores. A razão é a mesma que tem gerado discórdia há meses: o projeto que proíbia circulação de carroças na cidade. A briga parou o plenário.

A discussão começou quando Douglas Carbonne (PCdoB), autor da lei, pediu para que o presidente Paulo Miranda (PP) retirasse o projeto da pauta do dia, e apresentou outro projeto de lei. O que muda: o novo permite a circulação de veículos de tração animal em vias da zona urbana e das áreas de expansão quando houver necessidade de deslocamento para haras ou hipódromos, ou para qualquer local onde seja praticado hipismo, equoterapia, cavalgadas, passeios de charrete, eventos de cunho religioso ou folclórico e demais atividades que deem destaque à interação, turismo e lazer.

 

Circo armado

Para Jeferson Campos (PV), o antigo projeto “atinge de forma brutal o povo do cavalo”, dificultando as cavalgadas, charretes e romarias. Douglas defende que o projeto não proibia atividades de lazer e turismo. O vereador apresentou outro projeto para que a lei ficasse mais clara para a população.

Jeferson criticou Douglas e alegou que o mesmo estaria adiando a votação. A confusão se instalou no plenário. Luizinho da Farmácia (PROS), que é a favor da lei, entrou na discussão e acusou os vereadores de “fazerem palanque em cima do projeto” e a secretária de Jeferson de espalhar “mentiras” no Facebook.

No auditório, carroceiros vaiavam os vereadores que defendiam o fim das carroças. Luizinhofoi vaiado pelos carroceiros. Irritado, o vereador desafiou que eles conversassem cara a cara. “Vem aqui, você mesmo de vermelho”, gritava Luizinho que chegou a abrir a porta que divideos dois ambientes. “Presidente, o senhor chamou reforço policial?” perguntou Carbonne enquanto os carroceiros gritavam e tentavam entrar no plenário.

Jeferson retomou a discussão com Douglas: “Agora eu vou tentar barrar este projeto para que ele não volte à pauta”, e foi ao auditório onde foi ovacionado pelos carroceiros. Isto tirou totalmente o foco da sessão. Os carroceiros começaram a chamar os vereadores que votaram contra para tirar fotos e comemorar a retirada do projeto. Vereador Nunes Coelho (PRB) foi ao encontro dos carroceiros que o levantaramnos braços e festejaram.

Presidente Paulo Miranda suspendeu a sessão por cinco minutos. Quando a policia chegou à Câmara Municipal, os nervos já tinham se acalmado e os vereadores deram continuidade à pauta do dia.