Vereador Joffre Neto (PSB) bate-boca com o empresário André Saiki, ex-presidente da ACIT, e diz que teria sido ameaçado; mas ninguém viu ou ouviu e as imagens divulgadas pelo edil em seu perfil no Facebook nada esclarecem sobre esse episódio 

e muito menos sobre o que teria acontecido em 2004

 

Há mais de 20 anos a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB promove a Semana Social Brasileira para analisar a realidade local e global, escutaros clamores populares e celebrar a caminhada dos movimentos sociais e das igrejas, na defesa e na promoção da vida.

Na terra de Lobato vivencia sua 5ª edição. Na terça-feira, 01, foi realizado em debate na Cúria Diocesana com Carlos Signorelli, representante do Conselho Nacional do Laicato do Brasil. O público era pequeno, mas bastante variado.

Porém, apesar do ambiente fraterno reinante, eis que de repente acontece um pequeno e rápido bate-boca entre o vereador Joffre Neto (PSB) e o empresário André Saiki. A origem teria sido o desfile realizado no dia 7 de setembro de 2004 na Avenida do Povo. Na ocasião, Joffre era presidente da Câmara Municipal e Saiki presidente da ACIT – Associação Comercial e Industrial de Taubaté.

O vereador conta em seu perfil no Facebook: “De repente fui abordado por uma figura estranha àquele meio, mas conhecida do meio empresarial e político: um eterno pré-candidato a qualquer coisa, mas que nunca consegue convencer ninguém, o tal ANDRÉ SAIKI (com o perdão da palavra)..

Eis que o sujeito passou a me agredir verbalmente, com o rosto transtornado, cobrando satisfações por uma moção de repúdio de 11 anos atrás (!!) que a Câmara lhe fez, por ofender a Casa Parlamentar em jornal de grande circulação.

Salivando e cuspindo enquanto falava, fez-me ameaças e só parou quando saquei um instrumento de defesa: meu celular. (…) esse infeliz já me agrediu fisicamente em 2004, na Avenida do Povo, jogando-me ao chão – tudo por conta da mencionada moção.”.

André Saiki se surpreendeu quando nossa reportagem lhe mostrou a post de Joffre. “É mentira. Fui convidado para o evento. Era uma palestra aberta e eu nunca fui estranho àquele meio. Sempre que esse cidadão (Joffre) se encontra comigo ele tem uma postura irônica a meu respeito. Até mesmo no Plenário da Câmara quando faz comentário injuriosos tentando me desqualificar. Nos períodos eleitorais meu nome é sempre lembrado, mas nunca fui pré-candidato a nada.

Na terça-feira, 01, mais uma vez ele foi irônico e injurioso. O episódio que ele se refere foi o desfile oficial de 7 de setembro de 2004, na Avenida do Povo. Joffre era presidente da Câmara e eu presidia a ACIT. Se tivesse ocorrido o episódio – que o teria jogado ao chão – jamais passaria despercebido pelo grande público e pelas autoridades presentes. Pessoas ali presentes testemunharam o fato. Portanto, trata-se de uma calúnia e eu tomarei as medidas cabíveis”.

Professor Celso Brum que se encontrava atrás de Saiki afirmou que não viu nada porque ele teria saído um pouco. Mas que ouviu apenas que teria ocorrido uma rápida discussão.

Um cidadão que pede para ser identificado afirmou que “vindo de Joffre Neto, tudo é possível, porque ele consegue brigar até com a própria sombra”.

O palestrante Signorelli nada viu e nem escutou.

Tudo indica, porém, que haverá novos desdobramentos desse epsódio.

Aguardemos!

 

André Saiki, empresário

André Saiki, empresário