Por Marcos Limão

Foi publicado no Diário Oficial nesta terça-feira, dia 20, o Decreto 12.887, de 14 de novembro de 2012, que dispõe sobre o tombamento da Capela de São Vicente de Paulo.

Ao mesmo tempo, a carta enviada por Angelica Villela Santos, integrante da Conferência São Francisco de Assis da Sociedade São Vicente de Paulo de Taubaté, que se manifestou favorável à destruição da capela, causou reações das mais variadas ordens.

Por exemplo, a ONG Preserva Taubaté, que luta pela preservação dos patrimônios históricos de Taubaté, também emitiu uma carta, onde se lê: “A Casas Pias, a Capela São Vicente de Paulo e o seu entorno formam o singelo, tradicional e centenário conjunto CASAS PIAS DE TAUBATÉ, e é reconhecido pela população taubateana como um marco histórico, social e afetivo de nossa cidade. Faz parte do cenário urbano de Taubaté, cidade tricentenária e tão vilipendiada de marcos significativos que contam a sua História. O fator humano é sem dúvida o de efeito mais destruidor que se tem observado em nossa história, e a cidade de Taubaté, é testemunha e vitima dessa devastação e negligência com o seus bens e patrimônios históricos, cultura e afetivo dando prioridade à grande e devastadora especulação imobiliária sem critério, valorizando a ignorância, a ganância e o mal feito que, indiscutivelmente, repercutirá numa cidade sem lembranças e por consequência sem alma. Resta a população taubateana consciente tentar evitar a demolição do conjunto centenário com tanta história para contar”.

Já o vicentino João Henrique de Moraes Ramos endereçou uma carta ao diretor de redação do CONTATO, Paulo de Tarso Venceslau, para rebater Angélica Villela Santos. Acompanhe: “Essa senhora, TESOUREIRA que tudo assinou para o Senhor Alexandre [Mendes], além da venda/permuta das Casas Pias, esquece dos outros 8 imóveis que o mesmo permutou trazendo enorme prejuizo a SSVP. Várias erros no seu texto.
1. Casa interditada desde 2005 pela Vigilância, fios decapados – inverdades. Dentro da prefeitura área social existe um projeto de recuperação das Casas Pias apresentada à diretoria desta nobre senhora, recusada pelo então presidente, onde não seria necessário a venda do terreno da 4 março. O grupo contrário à venda, sempre questionou e briga há 5 anos contra essa venda, e sinto-me honrado e participar e denunciar esta briga cheio de irregularidades.
2 .Tarso pede a esta senhora que apresente, ou o seu Conselho Metropolitano, na presidência da senhora Norma, que também defende esta venda, documentos, atas registradas com os 3 orçamentos, onde a Ergplan apresenta a melhor proposta. Muitos outros erros existem nesta infeliz carta.
3 – Porque o vice do Sr. Alexandre [Mendes], assinou o acordo com a Ergplan passando os 30% para a mesma, apesar do mesmo ter comprado uma das10 casas, acordo com matricula registrado no nome da construtora, detalhe, ela passa no meio da Capela.
4 – Ultimo – nós, Vicentinos, sempre brigamos pela irregularidades na permuta, por não poder se negociar o terreno com cláusula de inabilidade e também pelo terreno do Parque Paduam não ter até hoje matricula. Quanto a valor histórico da Capela, das casinhas, sabemos que D. Angélica pela idade avançada já viveu muitos momentos felizes naquele lugar, que numa luta do Movimento Preserva Taubaté, não dosVicentinos como ela, o Preserva acabou pensando no valor histórico e cultural de várias pessoas, infelizmente a ingratidão da D. Angélica não pensa nisso.