Por Paulo de Tarso Venceslau

 

Nossa reportagem apurou que não existe mais tempo hábil para realização de um novo pleito em 2016. Portanto, o novo presidente da Câmara que será eleito pelos seus pares em dezembro começará 2017 como o novo prefeito da terra de Lobato.

Até o dia 19 de dezembro os 19 vereadores eleitos em outubro se reunirão, sob a direção do vereador mais velho para eleger a mesa diretora a partir de janeiro de 2017.  O veterano Orestes Vanone (PV) é o parlamentar mais velho e com certeza estará na disputa para ser o presidente da Câmara. Trata-se de um político sensato e ponderado que se afastou do ninho tucano por absoluta incompatibilidade dom os Ortiz.

Caso Vanone vença essa disputa, assumirá o primeiro suplente do Vanone que é o jovem Audie de Andrade Freitas, 31 anos, professor da rede estadual, obteve 1.497 votos, 86 votos a mais do que Jefferson Campos, que ficou como segundo suplente. Audie poderá ocupar o lugar de Vanone enquanto em Taubaté não for realizada nova eleição.

 

Orestes Vanone (PV)

Orestes Vanone (PV)

 

Disputa acirrada no Legislativo

A nova composição da Câmara Municipal apresenta um extraordinário equilíbrio. A base de Ortiz conta no máximo com 11 vereadores. E haverá uma mudança total caso seja mantida pelo TSE a inelegibilidade do prefeito cassado.

A base que apoiou Pollyana Gama (PPS) elegeu 8 vereadores, a saber: Noilton Ramos e Loremy Caetano (PPS), Douglas Carbone (PCdoB), Pastor Nunes Coelho (PRB),  Orestes Vanone, Bobi Lima e João Henrique “Dentinho” (PV) e Ronaldo Franco (PTN). Não é preciso muito esforço para perceber que a maioria será outra caso Ortiz Júnior perca no TSE. O que é o mais provável.

Recentemente, dois vereadores da base do prefeito cassado acompanharam Paulo Miranda em viagem a São Paulo para discutir possível adesão dos mesmo ao Partido progressista.

Conclusão, o céu azul da política na terra de Lobato está coberto por nuvens que ninguém consegue a mesma imagem em frações de segundo.

Enquanto isso, Ortiz Júnior convoca seus eleitores para participar de uma carreata no sábado e uma passeata no domingo em apoio ao político que tem ousado em enfrentar (afrontar?) a Justiça Eleitoral.

Façam suas apostas.