Depois de convidar formalmente o ex-vereador, o prefeito o desconvida através de recados trazidos por assessores e não cumpre os acordos que teria assumido com seus aliados; sinal dos tempos da era Trump?

Nathália de Oliveira e Paulo de Tarso

 

Durante a campanha eleitoral, um acordo formalizado na vizinha Bragança Paulista selou a participação do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na coligação eleitoral que elegeu o até então inelegível candidato tucano à reeleição de prefeito da terra de Lobato. (Ver bastidores)

Eleito em primeiro turno com expressiva votação, Ortiz Júnior (PSDB) telefonou para os vereadores Carlos Peixoto (PMDB), Joffre Neto (PSB), Luizinho da Farmácia (PROS) e Jeferson Campos (PV). Os quatro não tinham conseguido se reeleger. Naquele momento, Ortiz Jr tinha o pescoço sob a lâmina da guilhotina do Superior Tribunal Eleitoral. CONTATO já registrou a pouca vergonha que marcou o “rejulgamento” do prefeito afastado por tribunal colegiado.

Naquele momento pós-eleitoral, o oportunismo falava mais alto e o vencedor nas urnas garantiu aos seus aliados que os mesmos seriam convocados para seu governo. Porém, muita coisa mudou logo após a vergonhosa sessão na qual o prefeito foi “absolvido”, reconduzido ao Palácio do Bom Conselho e garantiu sua posse.

Crédito: Fernanda Maria/ CMT

Crédito: Fernanda Maria/ CMT

Surgiu um novo Ortiz Júnior. Ou melhor, Ortiz Jr tirou sua fantasia para assumir sua verdadeira personalidade com DNA paterno, o ex-prefeito Bernardo Ortiz. Uma de suas primeiras iniciativas foi esquecer a promessa que fizera aos quatro parlamentares quando sua situação era instável.

Como CONTATO registrou, Ortiz Jr, conhecedor da opinião do promotor público José Carlos Sampaio a respeito do assunto, formulou uma consulta ao representante do MP a respeito. Diante da resposta mais que óbvia, o prefeito desconvidou os quatro aliados. Justificou-se afirmando que seria uma decisão do MP e não sua.

CONTATO ouviu os quatro ex-vereadores. Todos eles reafirmaram confiança no prefeito, mas não perdoaram o que seria iniciativa do MP.

Mas o circo continuou: manteve o convite para Joffre Neto assumir a coordenação regional do SAMU no dia 5 de janeiro.

Promotor Sampaio

Promotor Sampaio

Descortesia

Durou pouco o sonho do ex-vereador Joffre Neto (PSD) de garantir um cargo público. Uma fonte próxima de Ortiz Júnior revelou ao CONTATO que o prefeito desconvidou Joffre do cargo de coordenador administrativo do CISAMU. A razão para essa mudança de posicionamento teria sido uma “ordem” do 10º Promotor de Justiça, José Carlos de Oliveira Sampaio.

O mesmo promotor também é responsável pela denúncia contra Ortiz Júnior no caso da doação de áreas para a empresa Valle Sul. Uma audiência de conciliação com integrantes da Prefeitura, da empresa e do MP foi agendada para o dia 09 de março.

Joffre nunca escondeu seu desgosto pelos métodos empregados pelo promotor. Inúmeras vezes o então parlamentar utilizou a tribuna do plenário para criticar as atitudes e o trabalho de Sampaio.

Crédito: arquivo pessoal

Crédito: arquivo pessoal

No cargo de coordenador regional do SAMU, Joffre receberia R$8.000, o que amenizaria o impacto financeiro provocado pela sua não reeleição. O salário de vereador hoje é de R$8.363,90.

CONTATO ouviu alguns protagonistas envolvidos nesse episódio, que pediram para não ser identificados. Um deles, que faz parte do círculo mais próximo do prefeito, ficou muito incomodado com o “desconvite” ao ex-vereador Joffre Neto. Mas não ficou sabendo que o ex-vereador foi “desconvidado” por recados levados por “Chacrinha”, chefe de Gabinete, e Jean Esteves, secretário de Negócios Jurídicos

Joffre teria recusado um convite para prestar consultoria à prefeitura de Porto Alegre por alguns meses. Motivo: o compromisso assumido com o prefeito Ortiz Júnior quando o convidou para assumir a coordenação regional do SAMU. As duas atividades estavam agendadas para terem início no dia 5 de janeiro.

 

Bastidores

Acordo de Bragança Paulista

Márcio França

Márcio França

A vinda de Márcio França a Bragança Paulista – vice-governador paulista, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente Partido Socialista Brasileiro paulista – aguçou o faro político do então candidato impugnado à reeleição da prefeitura da terra de Lobato. Seria uma excelente oportunidade para fechar o acordo necessário para garantir o apoio dos socialistas à coligação capitaneada pelos tucanos.

França conta com apoio ostensivo do governador Geraldo Alckmin para sucedê-lo no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Alckmin disputa a indicação de se seu partido para disputar a presidência da República em 2018 e o PSB poderá ser uma alternativa partidária, caso não consiga o aval tucano.

O encontro de Bragança contou com a participação dos vereadores João Vidal e Joffre Neto do PSB e de “Chacrinha”, como é conhecido Edsson Quirino dos Santos Junior, chefe de Gabinete do prefeito Ortiz Júnior, entre outros.

CONTATO apurou que dessa conversa nasceu o compromisso de apoio do PSB à coligação governista e sua participação no governo local, caso Ortiz Jr fosse vitorioso na disputa eleitoral.

{82C3EAC5-EBC8-D63C-6A4D-184380ABD310}

Consórcio Regional do SAMU

O CISAMU – Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Vale do Paraíba e da Região Serrana – é uma associação pública, com personalidade de direito público, composta por 10 municípios: Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luís do Paraitinga, Taubaté e Tremembé.

Seu Conselho Deliberativo é constituído por 3 três membros, sendo um deles

o presidente do CISAMU e os demais eleitos pela Assembleia Geral. Os membros do Conselho são eleitos pelos prefeitos que compõem o CISAMU, ou, em ano de troca de mandato, entre os futuros prefeitos eleitos.

Seu presidente será o representante legal do CISAMU. Ortiz Júnior é o atual presidente.

 

Acordo com o PV?

Uma das hipóteses aventadas pelos envolvidos seria um acordo informal do Partido Verde com Ortiz Júnior que teria sido concretizado com a nomeação de Valéria Santos para assumir a secretaria municipal de Saúde e Assistência Social da vizinha Pindamonhangaba.

Valéria Santos

Valéria Santos

Valéria é sobrinha do deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV), atua há 22 anos como funcionária pública estadual concursada. É pós-graduada em Saúde Pública e em gestão da clínica ampliada. Já atuou nas áreas administrativas e de saúde como chefe de despesas e de finanças, e diretora de administração de material e patrimônio. Também é bacharel em Ciências Jurídicas. Antes de assumir em Pinda, era diretora de Núcleo de Regulação do Departamento Regional de Saúde em Taubaté.

 

Conclusão

A pergunta que não quer calar: quando o promotor assumirá o trono do Palácio do Bom Conselho?