Congresso está tentando mexer na estrutura do governo

É muito grave o movimento que acontece nos bastidores do Congresso para tentar mudar completamente o sentido de Medidas Provisórias que vencem no final do mês. O relator da MP que estrutura os ministérios está tentando mexer em tudo, esvaziando os ministérios ditos de esquerda, como Meio Ambiente e Reforma Agrária e tirando do Ministério dos Povos Originários a demarcação de terras indígenas.

Está fazendo uma mexida radical, o que quer dizer que está interferindo na estrutura imaginada pelo governo eleito que seja a melhor para tocar o mandato. É um absurdo, porque o governo tem direito de alocar os órgãos onde ache mais adequado. Pode-se não concordar, mas não inventar uma nova estrutura.

Na MP do CAF, há uma discussão. O governo quer voltar a ter o voto de qualidade nos empates que seja a favor dele – anteriormente era a favor do contribuinte. Há uma discussão aí, e acho que, neste caso, o governo está errado, pois não há nenhuma razão lógica para mudança, a não ser a vontade de arrecadar mais; mas mexer na estrutura do governo é claramente uma tentativa de boicote.

Também tirar o COAF da Fazenda e levá-lo para o BC independente não é razoável e é mais uma demonstração de que Arthur Lira e o Centrão estão querendo emparedar o governo. Podem ter razão em vários momentos, mas mudar estrutura proposta não é correto.