Dacha dos Ortiz

A “área rural” onde se localiza a propriedade da família à beira da estrada que conduz o taubateano ao longínquo Quiririm pode mudar de classificação conforme o tipo de negócio feito. A dacha que abriga o ex-prefeito, o atual prefeito e um irmão é produtora de eucalipto. Por isso, é classificada como área rural, apesar de todo entorno se taxado como área urbana. Mas, se pinta um bom negócio, rapidamente os Ortiz podem mudar a classificação do terreno. Foi o que fizeram para construir um posto de gasolina em uma das pontas de propriedade. “Um bom negócio sempre abre o coração”, comenta Tia Anastácia com suas amigas no chá das cinco.

ET: Dacha é uma palavra russa que significa casa de campo; casa de veraneio que só os muito ricos possuem.

 

Paulo Preto depondo na CPI do Cachoeira

Paulo Preto depondo na CPI do Cachoeira

Zezo na berlinda, de novo!

Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto em São Paulo e como Zezo na terra de Lobato, reapareceu nos noticiários policiais. Segundo o Estadão de terça-feira, 24, ele está sendo acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de ter ordenado, quando diretor de engenharia da DERSA, que fossem pagas propinas ao PCC (Primeiro Comando da Capital).

 

Protógenes Queiroz

Protógenes Queiroz

Protógenes: mocinho ou bandido?

Ex-deputado federal e ex-delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz conseguiu asilo político na Suíça, alegando que sua vida “corre risco” por conta de seu trabalho como delegado investigando a corrupção. Farante que será executado caso retorne ao Brasil.

Em outubro de 2015, o governo demitiu Protógenes da PF por transgressões disciplinares. Ele foi alvo de uma ação criminal na Justiça Federal em São Paulo e acabou condenado a dois anos e seis meses de prisão por quebra de sigilo funcional ao promover o vazamento de dados do inquérito da Operação Satiagraha, que ele chefioi, mas terminou anulada.

Em 2008 ele sacudiu o país quando prendeu o banqueiro Daniel Dantas, do bancoOpportunity, no Rio, além do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta (1997/2000) por suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha. Outro alvo da missão espetacular foi o investidor NajiNahas.

A PF abriu inquérito para investigar a conduta do delegado e concluiu que ele fez uso de grampos ilegais e mobilizou um grande efetivo de arapongas da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) – que trabalham para a Presidência da República e não para a Polícia Federal.

A Satiagraha foi anulada em 2011 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

 

José Dirceu

José Dirceu

José Dirceu condenado a 23 anos de prisão

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, condenou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu a 23 anos e três meses de prisão em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro. Moro considerou “perturbador” o fato de Dirceu persistir em conduta criminosa como lavagem de dinheiro, durante o julgamento do Mensalão pelo STF.

 

Eduardo Cunha

Eduardo Cunha

Piadas do e sobre Eduardo Cunha

O que efetivamente existe é um trust, no qual o patrimônio não me pertence”, presidente afastado da Câmara em depoimento à Comissão de Ética, sem explicar que se trata de uma empresa que faz a custódia e administração de bens, interesses ou valores de terceiros, da qual Cunha é sócio.

 

Sandro Alex

Sandro Alex

O trust é uma benção. Algo divino. Esse dinheiro nasce!” Deputado Sandro Alex, durante depoimento de Eduardo Cunha à Comissão de Ética.

 

Julio Delgado

Julio Delgado

Se o dinheiro dessa conta compra um vinho de mil dólares, eu pergunto: quem bebe o vinho? O senhor ou o trust? Deputado Júlio Delgado na mesma Comissão.

 

Chico Alencar

Chico Alencar

Em trust we etrust”, deputado Chico Alencar, recorrendo à expressão inglesa de em Deus nós confiamos.

 

Wagner Victer

Wagner Victer

Gente “curta” é outra coisa

“Eu ‘ouvo’ (em vez de eu ouço)”, disse Wagner Victer, atual secretário estadual de Educação fluminense, ao conjugar o verbo “ouvir” na primeira pessoa para mostrar aos âncoras da TV Globo que estava tudo bem com a ligação.