O serviço de vídeo sob demanda Netflix divulgou na terça, 05, nas redes sociais um vídeo no qual o ator Michael Kelly, que interpreta o assessor Doug Stamper na série House of Cards, envia um recado aos fãs da série no Brasil sobre spoiler. Trata-se de uma ação de marketing, claro, mas a iniciativa é reveladora de quanto os fãs brasileiros de séries são obcecados pelo tema.

A mensagem de ontem é a continuação de outra divulgada no ano passado depois que o canal detectou um fenômeno: os brasileiros reclamavam muito nas mídias sociais sempre que alguém “contava” que Frank Underwood tornou-se residente.

No universo das séries de TV o aviso “contém spoiler” equivale ao “contêm glúten” nos alimentos. É mais do que justificável a irritação com quem revela um desfecho logo depois de ele ser exibido. Mas até onde vai o embargo?

Se um episódio foi exibido no domingo, quando termina a quarentena? Quando poderemos falar abertamente sobre ele sem perder amigos?

No vídeo “Recado do Doug”, do ano passado, o braço direito de Francis diz que é preciso diferenciar os estraga-prazeres dos spoilers inevitáveis. “Você teve um ano para se atualizar”, afirmou. Em seguida, o ator pontuouque algumas informações básicas são necessárias para que o debate siga vivo na rede social. “Walter White tem câncer. O Titanic afunda”, compara.

Novídeo de ontem, Mike Kelly explicou de forma didática a diferença entre o spoiler babaca e o inevitável. O vídeo divulgado agora mostra a “evolução” dos brasileiros sobre o tema.

Uma coisa é falar de algo que é o desenrolar do enredo, outra é estragar a surpresa de algo que vai acontecer na temporada. “Se você considera spoiler dizer que Frank é o presidente dos Estados Unidos, saiba que nem um republicano seria tão conservador”, disse o ator.

Na mensagem, Doug Stamper cita um quiz(perguntas e respostas) produzido pelo site Nexo que viralizou no Brasil. “Até eu fiquei surpreso com a minha baixa pontuação naquele quiz: Aconteceu em Brasília ou no House of Cards?”

Abaixo o o vídeo:


Por Pedro Venceslau, veja o “melhor do trocadalho do carilho” em www.blogdovenceslau.blogspot.com