Justiça volta a pegar no pé do prefeito, Zezo volta às manchetes dos jornais escritos, falados e televisivos, Zé Dirceu quer, mas não consegue fugir da tornozeleira enquanto no Rio de Janeiro o Exército entrou no trabalho de enxugar gelo. “Vixe”, é a única expressão publicável de Tia Anastácia

Projeto ameaçado

O que fará o prefeito após concluir (?) seu mandato? Obviamente, não poderá concorrer a um terceiro turno. Odila Sanches, sua madrasta e secretária de Finanças, é o nome mais forte substituí-lo no comando do Bom Conselho. Condição: Júnior seria o prefeito de fato. Em 2022 ele poderia ser eleito para mais 8 anos no trono.

Se der certo, seriam 16 anos de prefeito. Quiçá 20, com os quatro da madrasta.

Um plano ideal. Superaria seu pai que foi prefeito por 14 anos. A glória para o príncipe do Quiririm.

Odila e BO

Odila e Bernardo pai quando apagou 70 velinhas

Projeto ameaçado 2

Mas, como diria Drummond, “havia uma pedra no meio do caminho”. A pedra não é nenhuma esmeralda. Chama-se Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Que o persegue desde sua primeira eleição em 2012.

Em 2016, ela (pedra) foi removida graças aos bons préstimos do ministro “deixa que eu solto” Gilmar Mendes, do STF, quando presidia a corte eleitoral. Até hoje não se sabe se o mimo tinha as mesmas características da pedra roubada do garimpo da Sophia, interpretada por Marieta Severo, na novela O Outro Lado do Paraíso.

Sophia

Sophia (Marieta Severo) deslumbrada com suas pedras

Projeto ameaçado 3

A ameaça agora é um desdobramento das manobras que o levaram ao poder pela primeira vez. O TSE negou recurso do prefeito e barrou o seguimento da apelação contra as decisões de instâncias inferiores que haviam rejeitado a prestação de contas da campanha do tucano de 2012.

Curiosidade. O relator que tomou essa decisão no último dia de fevereiro foi o ministro Napoleão Nunes Maia Filho – o mesmo pau mandado de Gilmar Mendes que em 2016 deu voto decisivo no julgamento que livrou Ortiz da cassação do mandato.

Napoleao

Ministro Napoleão Maia do TSE salvou o mandato de Ortiz Jr com seu voto

Projeto ameaçado 4

A defesa do prefeito ainda pode recorrer e pedir que o caso seja apreciado pela corte do TSE, composta por sete ministros. Um resultado negativo para o prefeito terá impacto na ação em que é acusado de caixa dois na campanha de 2012. Trata-se de uma ação do Ministério Público parada há mais de cinco anos à espera do julgamento da prestação de contas.

Mais uma pedra no meio do caminho. Essa pedra poderá interromper a “carreira” do príncipe do Quiririm. Se for removida como a outra de 2016 provavelmente ouviremos o repeteco de sua explicação sobre a “vitória jurídica”: “Foi um milagre. Rezei muito. Tenho muita fé”. Gilmar e Napoleão que o digam…

Ortiz Jr

Cínico, prefeito enxuga lágrimas provocadas pelo “milagre” que o absolveu

Zezo rides agains

Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, Zezo para os taubateanos, ganhou destaque na mídia nacional na semana que passou. Tudo porque foram descobertos cerca de R$ 113 milhões que ele guardava em suas contas na Suíça. Ele seria um dos operadores de políticos tucanos. A revista que agora ele “entra para a galeria dos milionários da Lava-Jato.

Paulo Preto recortada

Paulo Vieira de Souza, o Zezo, homem de confiança de José Serra

Zé Dirceu e a tornozeleira

A Operação Lava-Jato transformou aeroportos em campos de batalha. Calma. Só para políticos e personalidades brindados com a tornozeleiras da Justiça. O povo não perdoa. José Dirceu, por exemplo, condenado a 41 anos, na semana passada, preferiu encarar quase 3 mil quilômetros de estrada. Foi (e voltou) de carro de Brasília a Curitiba. Motivo? Trivial: trocar a bateria de sua tornozeleira.

Ze Dirceu

Zé Dirceu viajou 3 mil quilômetros para trocar a bateria de sua tornozeleira

Bandido bom…

A palavra de ordem de Jair Bolsonaro, “bandido bom é bandido morto”, é aceita por metade da população brasileira. É o que revela uma pesquisa inédita do Ibope, feita entre os dias 22 e 26 de fevereiro com 2.002 pessoas em todo o país.

bolsonaro

Presidenciável e sem partido, este é Bolsonaro

… é bandido morto

Os católicos com 52% superam os evangélicos com 44% que apoiam a tese bolsonarista. Assim como os homens (53%) concordam mais do que as mulheres (45%).

Enxugando gelo 1

Tráfico reergue barreiras derrubadas pelo Exército. Militares saem e barricadas voltam à Vila Kennedy, eleita pelo interventor federal, general Braga Netto, para servir de modelo e provar que é possível salvar algumas das 38 Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

A comunidade escolhida como modelo não ficou nem um dia sem barricadas. Horas depois da operação realizada pelo Exército — a primeira sem a presença das polícias Civil e Militar —, os obstáculos que dificultam a entrada da polícia e de bandos rivais já estavam sendo reinstalados pelo tráfico.

— Não passa meia hora da saída dos militares, e já vai alguém do tráfico refazer o serviço — contou uma moradora ao repórter de OGlobo.

Obstaculo

Bandidos recolocaram obstáculos logo depois que os militares se retiraram

Enxugando gelo 2

A capa da Veja exibe a manchete: “Exclusivo – A FARRA CONTINUA”. E uma chamada: “O PTB arrastou o governo Lula para o escândalo do mensalão. O enredo se repete agora no governo Temer”. Tudo ilustrado com foto de três cheques – dois de R$ 1 milhão e um de RS 1 milhão e duzentos mil reais. O pano de fundo é formado por políticos do PTB. Tia Anastácia está matutando se irá votarem outubro.

Capa recortada