Acaba de ser homologado acordo entre a Prefeitura, a Unitau e a Defensoria Pública para preservar e restaurar um dos mais importantes patrimônios históricos da Taubaté

Nos idos de 2009, a Defensoria Pública ajuizou uma ação civil pública na Vara da Fazenda Pública, a pedido do Movimento Preserva Taubaté, para obrigar a Prefeitura a restaurar o patrimônio histórico da Villa Santo Aleixo. Na ocasião, o então prefeito Roberto Peixoto tentava por meios um tanto obscuros alienar aquele patrimônio. A liminar obtida na ocasião foi uma vitória da parte organizada da sociedade civil que batalha pela preservação da memória, da história e dos recursos naturais da terra de Lobato.

Na audiência realizada na tarde da modorrenta segunda-feira 17 de dezembro do ano passado, à vésperas do Natal, foi homologado acordo judicial para a reforma e o restauro Vila Santo Aleixo. Em até 24 meses, a Prefeitura terá de efetuar o restauro, com destinação social daquele bem histórico. Nos primeiros 12 meses,  deverá concluir um estudo orçamentário e o projeto  de restauro com o auxílio da UNITAU. Além disso, a municipalidade ficará responsável pela manutenção, cuidados, limpeza e segurança emergencial do bem tombado até o cumprimento do acordo.

Segundo o defensor público Wagner Girón De La Torre, “Esse acordo põe termo a importante questão cultural debatida há anos no município”.

Clique AQUI para ler ação civil pública.