Ninguém entendeu nada no Barril do Zé Bigode quando o prefeito e seu chefe de Gabinete chegaram para uma conversa com o presidente da Câmara que ultrapassou a meia noite. Seria um sinal de mudança no comportamento de Ortiz Jr?

 

Na noite de segunda-feira 16 aconteceu um fato inusitado: o prefeito Ortiz Jr encontrou-se com o presidente da Câmara Carlos Peixoto. Poderia ser um episódio mais que previsível. Afinal, os dois representam os dois poderes municipais, o Executivo e o Legislativo. Em um regime democrático, portanto, nada mais óbvio do que um encontro entre eles. Certo? Errado.

Há meses que CONTATO tem apontado o distanciamento do prefeito com a vida política e social. Um fato que se agrava ainda mais quando não existe um interlocutor habilitado para tais funções. Enfim, o distanciamento de Ortiz Jr do mundo real fez até o CONTATO usar uma expressão inadequada ao compará-lo com o de alguém atingido por uma determinada síndrome.

O inusitado do episódio – o encontro entre Carlão e Júnior – é o local onde ele se realizou: às 21h no Barril do Zé Bigode. Isso mesmo. Regado a chope e petiscos em clima descontraído. O prefeito estava acompanhado apenas de seu chefe de Gabinete, Edsson Quirino dos Santos Júnior, o Chacrinha. O papo só foi interrompido com a chegada de nosso repórter que o registrou em fotos.

 

Zé Bigode sacramentou o acordo firmado entre o Executivo e o Legislativo, na foto entre Cacrinha E e Carlão e Ortiz Jr

Zé Bigode sacramentou o acordo firmado entre o Executivo e o Legislativo, na foto entre Chacrinha (E) e Carlão e Ortiz Jr

 

Acordos

A gravidade da situação política provocada pelo comportamento arredio do prefeito é um fato inquestionável, agravado ainda mais depois da derrota de seu projeto que criava mais 11 cargos de confiança. Uma derrota que compromete alguns projetos do Executivo porque já provocou o desligamento de alguns contratados para implantar e desenvolver projetos, principalmente na área de esporte, e que só permaneceriam caso seus salários fossem reajustados. O sinal vermelho se acendeu. Era o que faltava.

Da conversa, por exemplo, o prefeito, depois de ouvir o que o presidente da Câmara tinha dizer a respeito, aceitou a sugestão de nomear um nome se alguém preparado para ser seu interlocutor junto ao Legislativo. Ortiz Jr já havia perdido o ex-vereador Orestes Vanone que trocou o ninho tucano por um espaço confortável na assessoria política do deputado estadual Padre Afonso (PV). Vanone era quase consensual entre os veredores.

O nome indicado dessa vez, e aceito por (quase) todos é o do ex-vereador Itamar de Jesus que conhece todos caminhos e atalhos da vida política na terra de Lobato. Ele foi chefe de gabinete da presidência sob o comando do próprio Carlão, Henrique Nunes, Luizinho da Farmácia e Jeferson Campos. Hoje, responde pela chefia de Recursos Humanos da Câmara Municipal.