Contrariando as más línguas que juravam a existência de um acordo entre a vereadora e o governador Geraldo Alckmin para facilitar o retorno de Ortiz Júnior, o deputado federal Roberto Freire (PPS) foi nomeado ministro da Cultura, abrindo caminho para que Pollyana, sua primeira suplente assuma sua cadeira

Paulo de Tarso Venceslau

“Estou muito ansiosa. Vim correndo para São Paulo quando soube que Roberto Freire será o novo ministro da Cultura. Mas só me pronunciarei depois que for publicado oficialmente que eu sou deputada federal”.

Essa foi a primeira reação da vereadora Pollyana Gama na manhã de sábado 19, quando perguntada sobre a possibilidade de assumir uma cadeira na Câmara Federal, no lugar do colega Roberto Freire que aceitou o convite do presidente Michel Temer para a assumir o ministério da Cultura. Marcelo Calero, até então titular daquela pasta, havia pedido demissão após desavenças com Geddel Vieira Lima, ministro da Secretaria de Governo.

Pollyana deverá assumir o novo cargo no início da próxima semana. O atraso da sua formalização deve-se à ausência do presidente Michel Temer da capital federal. Formalizada a nomeação de Freire na segunda-feira, 21, imediatamente a Câmara deverá informar Pollyana sobre seu novo papel. Brasília a espera. O último deputado federal da terra de Lobato foi Ary Kara eleito por quatro mandatos ( 1991-1995, 1995-1999, 1999-2003, 2003-2007).

Ponto para Taubaté. Ponto para a ainda vereadora que sofreu um ataque frontal na campanha eleitoral promovido pela campanha de Ortiz Júnior, devidamente irrigada por recursos que ninguém sabe de onde. Afinal, o herdeiro dos Ortiz possui um patrimônio declarado de apenas R$ 135 mil, só perdendo para socialista Sílvio Prado que declarou não possuir um único bem.

Pollyana vive um bom momento. Seu marido Davi Zaia poderá ser eleito o novo presidente nacional do Partido Popular Socialista – PPS.

Pollyana Gama e seu marido, o deputado David Zaia

Pollyana Gama e seu marido, o deputado Davi Zaia

Essa nova situação deverá enfraquecer os argumentos do prefeito Ortiz Júnior (PSDB) que esperava ficar com os louros de uma possível ascensão da vereadora com a ajuda do governador Geraldo Alckmin que nomearia algum parlamentar federal para seu governo, ou mesmo do futuro prefeito João Dória na formação de seu governo a partir de 2017.

Prioridades

Apesar da resistência inicial, Pollyana revelou que, se assumir de fato, terá duas prioridades voltadas para a terra de Lobato: cultura e educação. “Você sabia que cerca de 70 % / 80 % do orçamento da secretaria da Cultura de Taubaté são usados para pagar barracas para eventos? Você sabia que nenhum grupo cultural conseguiu se apresentar nesse governo por causa da burocratização? Foi o que nos informou o professor Roberto Lazarini. Você sabia que a Cultura foi a pasta que mais perdeu recursos no orçamento municipal?”, foram alguns argumentos usados por Pollyana para justificar essa prioridade.

Pollyana

A outra prioridade é a educação, sua especialidade. A futura deputada federal afirmou que fará o possível e o impossível para melhorar a qualidade do ensino médio. “O segredo é valorizar o docente, dando-lhe um salário e condições dignas de trabalho”. E em Brasília? “Darei todo apoio para aprovar as 10 medidas propostas para combater a corrupção”.

Ortiz Júnior

Apesar de não perdoar o comportamento de Ortiz Júnior na campanha eleitoral quando distribuiu de casa em casa panfletos assinados por ele atacando-a frontalmente chegando a chamá-la de “Dilma de Taubaté”, Pollyana garante que não misturará questões pessoais com a política. “Quando o cobrei sobre isso, num primeiro momento ele garantiu que não tinha nada com isso. Fez uma ceninha no telefone ao perguntar em voz alta para sua equipe (ele se encontrava gravando no comitê de campanha): “Alguém aí produziu algum panfleto contra a Pollyana?”. Em seguida respondeu que não tinha sido produzido pela sua equipe.

Padre Afonso e PV anunciaram apoio à vereadora Pollyana Gama para prefeita

Pollyana Gama, deputado Padre Afonso e Rubens Fernandes, candidato a vice-prefeito, no início da campanha eleitoral.

Dias depois, às vésperas da eleição, foi novamente cobrado quando estava comprovado que o panfleto tinha sido produzido por sua equipe, Ortiz Júnior explicou: ´Foi uma decisão da coordenação de minha campanha´. Não resisti e desabafei chamando-se de cínico em busca do poder a qualquer custo”.

Apesar disso, Pollyana garante que não medirá esforços para trazer benefícios para a terra de Lobato.

Boa sorte, deputada!