Afastamento da presidente da República divide políticos; governo Dilma é reprovado por quase 70 % da população, segundo o IBOPE

Por  Nathália de Oliveira

No último levantamento realizado pelo Ibope, publicado na quarta-feira, 30, 69% dos entrevistados avaliaram o governo como ruim ou péssimo e apenas 10% avaliaram como ótimo ou bom. O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 20 de março e ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios.

 

Em Taubaté, o descontentamento com o governo influenciou a saída dos dois únicos vereadores do Partido dos Trabalhadores: Salvador Soares agorafiliado ao PRB e Vera Saba, pré-candidata à prefeitura pelo PMB. CONTATO ouviu 17 dos 19 vereadores a respeito do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Confira:

 

A FAVOR DO IMPEACHMENT

Alexandre Villela (PTB)

Para o vereador. alguns fatos estão se mostrando favoráveis para o impeachment. “Acredito ainda no Senado e na Câmara dos Deputados e que os dois irão cumprir o papel e atender ao pedido do povo brasileiro”.

 

Bilili de Angelis (PSDB)

Para o tucano há duas soluções para o Brasil: impeachment ou a renúncia da presidente. “Não dá para continuar com esta insegurança porque assim o empresário para de investir, pois não sabe qual o rumo dar à empresa. Com a insegurança cai o número de investimentos e aumento o desemprego”.

 

Carlos Peixoto (PTB)

Julga fundamental o impeachment para o fim da crise no país. “O Brasil parou e alguma coisa precisa ser feito e eu acho que este é o primeiro passo”.

 

Diego Fonseca (PSDB)

Para ele, “A vontade da população dever ser levado em consideração. Se a presidente cometeu falhas, esteve envolvida na Lava Jato e cometeu crime nas pedaladas fiscais, então deve haver o impeachment”.

 

Digão (PSDB)

“Sou a favor que se faça a justiça. Os dados apresentados mostram as infrações realizadas e que cabe o impeachment da presidente, principalmente por causa das pedaladas fiscais cometidas pelo governo”.

 

Graça (PSD)

Vereadora julga necessário o afastamento da presidente e da troca de governo. “Diante de tudo que está sendo apurado, de tantos escândalos, de tanta corrupção e da péssima gestão, eu sou favorável ao impeachment”.

 

João Vidal (PSB)

Vereador participou de protestos contra a corrupção. “Sou totalmente a favor [do impeachment]. O governo se perdeu e por causa disso estamos nesta crise”.

 

Joffre Neto (PSB)

“Sou a favor não pelos motivos que estão sendo colocados, mas sim pelo fato de quando o mandatário não atende à população ele precisa deixar o cargo”.

 

Luizinho da Farmácia (PROS)

“O PT se transformou em um partido de aluguel para governar a custa do povo brasileiro. Então, tem que mudar essa estrutura e essa bandidagem que o PT quis implantar no Brasil”.

 

Neneca (PDT)

É a favor porque “há vários indícios de irregularidades e, como o Brasil é um País democrático que precisa de transparência, o que não existe hoje”.

 

Noilton Ramos (PPS)

Vereador considera que o impeachment não é golpe, pois está na Constituição. “Não existe mais credibilidade no governo. Ninguém é dono do mandato, portanto, há sim condições para que a presidente saia do cargo”.

 

Nunes Coelho (PRB)

É favorável ao impeachment. “[Porque] está previsto na constituição federal. Então, se seguir os trâmites [legais] não vejo nenhum problema”.

 

Pollyana Gama (PPS)

Seu partido é favorável ao impeachment e destaca: “A má gestão da presidente estagnou a economia do País. Pela crise e também pela participação nas pedaladas fiscais, eu sou a favor [do impechment]”.

 

EM CIMA DO MURO

 

Douglas Carbonne (PCdoB)

“Fico surpreso com o presidente da Câmara dos Deputados que tem milhões em conta e não sofreu nada até agora. Vamos ter o impeachment da presidente que não tem nenhuma condenação por um deputado que comprovadamente recebeu dinheiro ilícito e que está fora do país”.O partido de Douglas é fiel escudeiro de Dilma.

 

Jeferson Campos (PV)

Indeciso, questiona: “Qual o determinado para pedir [o impeachment]? Se comprovar pelo que ela está sendo acusada, então serei a favor. Mas a priori não tenho uma opinião fechada”.

 

Paulo Miranda (PP)

Prega que a Justiça seja feita e cumprida. “Se comprovado crime e o envolvimento da presidente Dilma, ela seja condenada e deve haver o impeachment”.

 

CONTRA O IMPEACHMENT

Salvador Soares (PRB)

Para o vereador, o impeachment é uma questão política e não um problema de improbidade administrativa e, por isso, é contra o afastamento da presidente. “O povo quer uma cabeça e estão oferecendo a da presidente. O cenário de falta de confiança tem a necessidade de apresentar uma pseudosolução. Não acredito no afastamento da presidente, [Acredito] na mudança de comportamento de toda sociedade”.

 

Vera Saba (PMB)

A ex-petista é contra ao impeachment da presidente “Porque quero que o rito processual seja cumprido. Que garantam o direito de defesa. Que o processo constitucional seja respeitado. Quero destacar que sou contra a corrupção. E quero que todas as acusações sejam esclarecidas. Não só do PT como de todos os partidos envolvidos na Lava-Jato. Quero o Brasil passado a limpo”.

 

Nossa reportagem não obteve retorno da vereadora Gorete (DEM).