No sábado, 1º de novembro, faleceu João Lavraz, 28 anos, filho do músico, compositor e cantor Renato Teixeira, colaborador de CONTATO. João também era músico e compositor e acompanhava as turnês do pai, tocando baixo. Entre as músicas compostas por João e interpretadas pelo pai estão Êta mundo bão e Encostada na varanda.

Nos últimos anos, Renato Teixeira manteve uma rotina de turnês duplas, sendo que em uma delas se apresentava com os filhos Chico Teixeira e João Lavraz. “Mais do que um show, esta apresentação é uma verdadeira reunião familiar. As músicas sairão de forma improvisada, tudo dependerá de como o público vai corresponder ao nosso encontro. Será um pai tocando com os filhos. Vão ser composições minhas, do Chico e do João”, contou Renato Teixeira na ocasião dos shows.

Familiares e amigos na cerimônia de entrega da Comenda Jacques Félix ao cantor e compositor Renato Teixeira, pai de João Lavraz, o quarto da esquerda para a direita

Familiares e amigos na cerimônia de entrega da Comenda Jacques Félix ao cantor e compositor Renato Teixeira, pai de João Lavraz, o quarto da esquerda para a direita

Em decorrência do fale- cimento de seu filho, Renato Teixeira não se apresentou na tarde do sábado, 01, na Praça Dom Epaminondas em Taubaté, como estava programado. Seria uma homenagem ao Esporte Clube Taubaté que comemorava seu primeiro século de existência naquele dia e ao mesmo tempo um protesto solitário pela falta de apoio das autoridades e empresários para com o Burrão.
Morte sofrida

Renato abre sua crônica Adeus, na página 20 dessa edição edição 667 que pode ser lida AQUI, revelando: “Meu filho João cometeu suicídio. Então tudo fica muito estranho e a vida meio que perde um pouco o sentido”. A tragédia foi provocada por uma doença, a depressão. Tragédia é a perda em si que contesta a ordem natural que prevê a partida dos pais antes da de seus filhos. Nenhum pai merece esse tipo de sofrimento provocado pelo sofrimento vivido pelo filho.

A depressão é uma doença que acompanha a humanidade ao longo de sua história com a presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que podem combinar-se entre si. João era assistido por um conhecido psiquiatra que o acompanhava no tratamento prescrito. Existem evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.

A ciência ensina que o humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia, associados ao sentimento de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio são alguns dos sintomas mais conhecidos. O doente pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio.

Se João planejou ou não já não interessa. O fato foi consumado e a Serra da Cantareira ficou mais triste com seu silêncio, mas sua música permanecerá sempre viva entre nós.

João registrando a entrega da Comenda ao seu pai Renato

João registrando a entrega da Comenda ao seu pai Renato

 

Em tempo

Na sexta-feira, 7, será realizada uma missa de sétimo dia de falecimento de João Alvraz na Igreja Santa Teresinha, no centro de Taubaté.