Erosão na cabeceira da ponte localizada na divisa dos municípios abre uma cratera na pista e impossibilita o tráfego na estrada nova de Tremembé, na interligação da avenida Francisco Barreto Leme, em Taubaté, com a avenida Luiz Gonzaga das Neves, em Tremembé

Uma marca pavimentação mais nova indica reparos anteriores no local da cratera

Uma marca pavimentação mais nova indica reparos anteriores no local da cratera

 

No domingo, 25, por volta de 20h, uma forte chuva provocou a erosão da cabeceira da ponte localizada na divisa de Taubaté com Tremembé na interligação das avenidas Francisco Barreto Leme e Luiz Gonzaga Neves. Um veículo que transitava pelo local, por pouco não caiu na cratera aberta provocando um acidente que teria consequências imprevisíveis.

 

Sinais de um quase acidente ainda marcam o local

Sinais de um quase acidente ainda marcam o local

 

A erosão revelou a precariedade dos serviços realizados na mesma ponte por volta de 2011. Com a chegada dessas primeiras chuvas, a infiltração de água e o apodrecimento de escoras de eucalipto (fotos no fim da matéria), a contenção improvisada naquela ocasião acabou cedendo, provocando o rebaixamento do piso da pista, originando uma enorme cratera.

Na manhã de segunda-feira, 26, secretário de Obras de Taubaté, engenheiro João Bebiano vistoriou o local e informou à nossa reportagem que as obras necessárias são de responsabilidade da prefeitura de Tremembé. À tarde, os engenheiros Mateus Otani, e Vanderlei do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), João Bebiano e Dolores Piño (Lola)  secretários de Obras e de Mobilidade Urbana de Taubaté, e também o engenheiro Fernando Katayama de Obras, juntamente com técnicos da cidade vizinha estiveram no local. O representante do DAEE adiantou que as prefeituras podem contar com o apoio de máquinas e equipamentos do departamento estadual.

 

Engenheiro Bebiano, secretário de obras de Taubaté inspeciona local

Engenheiro Bebiano, secretário de obras de Taubaté inspeciona local

 

A interdição causa transtornos ao trânsito da região que foi desviado para a rua Bahia gerando congestionamentos de ônibus e caminhões que passaram a transitar por essa via sendo que as rotatórias não comportam o tráfego pesado.

Dolores Piño, Lola, por telefone, informou que será realizada uma obra provisória de contenção do local com a finalidade de liberar o trânsito o mais breve possível e espera que em uma semana tudo esteja resolvido. Disse ainda que em breve deverá ser executada uma obra maior e definitiva.

Os usuários torcem para que tudo seja resolvido com rapidez, mas temem que mais uma solução provisória acabe se tornando mais uma vez permanente e volte a provocar acidentes, colocando em risco a vida de pessoas que transitam pelo local.

Sobre a irresponsabilidade de quem executou a obra de péssima qualidade revelada pela erosão, ninguém quis se manifestar.

A assessoria de comunicações da Prefeitura de Tremembé ficou de nos enviar maiores informações, porém, até o momento não retornou nosso email.

 

Nota Oficial

Devido à forte chuva ocorrida na noite deste domingo (25/01), por volta das 21h, à ponte do Ribeirão do Moinho, de aproximadamente 10 metros de extensão, sobre o Córrego do Convento Velho, na Estrada Nova Taubaté-Tremembé, teve a cabeceira do lado de Tremembé prejudicada por erosão e como medida preventiva as equipes de Defesa Civil de Taubaté e Tremembé interditaram temporariamente os dois sentidos da Avenida.

Em virtude do ocorrido, um veículo Renault Duster, placas AXD-3149, que seguia no sentido Tremembé-Taubaté, apresentou danos na roda dianteira direita, por ter caído em buraco no local.

A causa da queda esta sendo investigada por profissionais competentes, levando-se em consideração todos os fatores possíveis que contribuíram para o desgaste da área.

Para atender a ocorrência estiveram no local a Defesa Civil de Tremembé e Taubaté, juntamente com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito.

A Prefeitura já está trabalhando para o mais rápido possível solucionar o problema no local. Entramos em contato com a Defesa Civil do Estado de São Paulo que se prontificou em auxiliar na mão de obra e material a ser utilizado no local. O DAEE e o DER também irão auxiliar nos trabalhos.

Segundo nossos engenheiros, em no máximo 15 dias a ponte estará liberada.

 

Sem mais,

Vagner Leandro de Lima

Chefe da Defesa Civil de Tremembé

Acesso Taubaté x Tremembé interditado

Acesso Taubaté x Tremembé interditado

 

Placa de obras realizadas no local recentemente

Placa de obras realizadas no local recentemente

 

Cabeceira da ponte cedeu em razão de erosão e escoramento mal feito

Cabeceira da ponte cedeu em razão de erosão e escoramento mal feito

 

Vista geral da ponte, da placa de obras e da contenção ruindo

Vista geral da ponte, da placa de obras e da contenção ruindo

 

Contençao do talude feito com placas metálicas e mourões de madeira

Contençao do talude feito com placas metálicas e mourões de madeira