Notícia veiculada no site G1 Vale do Paraíba da Globo e administrado pela Vanguarda dá uma versão sem pé nem cabeça a respeito da Unitau

 O site da Globo que hospeda o G1 Vale do Paraíba conseguiu superar os equívocos do titular da Vara da Fazenda que no dia 19 de abril bloqueou os bens do reitor da Unitau, professor José Rui de Camargo.

No dia 28 de abril, CONTATO publicou que eram inconsistentes os argumentos apresentados pelo Juiz Paulo Roberto da Silva para aceitar a celeridade do processo pedida pelo Ministério Público e determinando a intimação dos 47 funcionários da universidade para responderem a uma ação civil de improbidade administrativa, dano ao erário, enriquecimento ilícito, violação aos princípios administrativos e concedeu liminar e bloqueio de bens do reitor. (Ver AQUI)

Além disso, na ocasião, Camargo divulgou uma nota detalhando os fatos:

1. Decisão do Tribunal de Justiça no final de outubro de 2015 que considerou inconstitucional a contratação de funcionários para cargos de confiança o que exigia a exoneração dos servidores das respectivas  funções. A universidade pediu prazo de 90 dias ao MP para cumprimento da decisão judicial, como já fizera em outras duas ocasiões;

2. Dessa vez, porém, o MP fechou-se em copas e o Juiz da Vara da Fazenda Pública determinou, no dia 14 de dezembro, o cumprimento da ação exatamente quando teve início o recesso da UNITAU. Porém, foi integralmente cumprida no dia 7 de janeiro de 2016, com a exoneração de todos os servidores envolvidos na questão.

 Matéria publicada nesta terça-feira, 03, às 15h09 no portal G1

Matéria publicada nesta terça-feira, 03, às 15h09 no portal G1

 

Desconhecendo todo esse processo, eis que o G1, na tarde de hoje, 03 de maio, veicula uma versão que só desinforma. Exagero? Confira:

A notícia abre a matéria desinformando que a “Justiça indisponibiliza bens do reitor da Universidade de Taubaté” porque o “TJ aponta ilegalidade na nomeação de servidores em cargos de confiança”. Um leitor mais desinformado deve imaginar que a ação já tinha ido para a segunda instância – Tribunal de Justiça (TJ) – e que teria decidido acompanhar a decisão do Juiz da Vara da Fazenda da 1ª instância. O TJ, até o momento, sequer entrou nesse circuito.

Depois, afirma que “A universidade, no entanto, só exonerou os funcionários no início deste ano, com publicação em Diário Oficial entre 14 e 27 de janeiro. A demora para cumprimento da ordem de exoneração deu origem à ação da promotoria”. Os fatos noticiados por CONTATO em abril informava que a exigência do MP e acatada pela Justiça já havia sido integralmente cumprida quando a UNITAU demitiu entre 04 e 07 de janeiro os 45 funcionários apontados pelo MP.

Nessa altura do campeonato, os ânimos estão acirrados por causa do festival de escândalos patrocinado pelo partido do governo federal com nosso dinheirinho suado. E exatamente por isso, o país vive sob uma chuva de versões onde as partes envolvidas se acusam mutuamente de veicular de versões mentirosas e falsas.

Pela sua importância no cenário nacional, bem que a Globo/Vanguarda podia dormir sem esse peso. Na dúvida sobre questões locais, podem consultar nosso site, Face etc., sem esquecer de dar o devido crédito.

 Leia a matéria original de CONTATO AQUI

Leia a matéria original de CONTATO AQUI