Confira os temperos de Tia Anastácia da edição 613

MAIS TEMPESTADES À VISTA? 1

Um pindense com trânsito livre em muitas esferas do poder confidenciou ao sobrinho preferido de Tia Anastácia que novas denúncias estariam sendo urdidas para torpedear os Ortiz – pai e filho – na Justiça. “Quem será o autor dessa vez?”, pensa em voz alta Tia Anastácia.

MAIS TEMPESTADES À VISTA? 2

Uma volta pelos cafés e botecos da terra de Lobato foi suficiente para captar dois nomes: o ex-deputado Ary Kara e o engenheiro Chico Oiring. Houve até quem balbuciou de forma quase ininteligível o nome de Djalma Santos, o algoz. Isso mesmo, aquele lobista que denunciou os Ortiz depois que, segundo ele próprio, foi escanteado na partilha do botim do cartel.

MAIS TEMPESTADES À VISTA? 3

Ary Kara nega de pés juntos qualquer vínculo. “Estou afastado da política. Passei todo o mês de julho, por exemplo, em Mato Grosso. Política só na campanha de 2014.” E Aryzinho? “Não será candidato a nada”, respondeu o cacique do PMDB na região.

MAIS TEMPESTADES À VISTA? 4

E o Chico Oiring? “É meu amigo. Minha casa está sempre de portas abertas para os amigos. Chico esteve em casa recentemente, mas não tocamos nesse assunto”. E o Djalma Santos? “Faz mais de dois anos que não o vejo. Mas é uma pessoa legal”, encerra Ary Kara.

MAIS TEMPESTADES À VISTA? 5

Chico Oiring nega que tenha novas denúncias contra os Ortiz. “Pode ter havido uma confusão. Estou sabendo extraoficialmente que um dos processos que a juíza declarou haver litispendência (assunto já abordado em outro processo) para extingui-lo (sem entrar no mérito) teria retornado a Taubaté para que Justiça ouça as testemunhas. Eu sou uma das seis (testemunhas).” Tias Anastácia cofia suas madeixas e filosofa: “Esse Oiring ainda vai dar muito trabalho aos Ortiz”.

Cpi da Unitau 1

Só dois vereadores – Joffre Neto (PSB) e João Marcos Vidal (PSB) – não quiseram assinar o requerimento para a criação da CPI da UNITAU, que pretende também investigar o IPMT, a FUST e a FUNCABES. O pedido foi apresentado pelo vereador Alexandre Villela (PMDB). O requerimento será lido na sessão ordinária de quarta-feira, dia 25.

Cpi da Unitau 2

“Não é para falar mal da UNITAU. É para dar uma luz no fim do túnel. Hoje nós temos um patrimônio que é de Taubaté e precisamos ver como estão as suas finanças para preservá-lo”, disse o peemedebista.

Cpi da Unitau 3

Mostrou-se inócua a estratégia do reitor José Rui Camargo para evitar a CPI, que pipocava desde a semana passada, tendo sido notícia de capa do Jornal CONTATO. Mas a carta do reitor endereçada aos vereadores só chegou na quarta-feira, dia 18.

Cpi da Unitau 4

Professor José Rui afirma em sua carta: “entendemos que o fortalecimento das relações entre as duas instituições colabora para manter a estabilidade da UNITAU, evitando o sentimento de desconforto na comunidade acadêmica e projetando uma boa imagem da instituição junto à opinião pública regional, especialmente num momento em que a Universidade se prepara para receber novos alunos”. Argumento fraco e tardio.

Cpi da Unitau 5

A extensão da apuração parlamentar ainda é incerta. É sabido que a CPI deixou muita gente preocupada. Até a então sumida ex-reitora Maria Lucila Junqueira Barbosa reapareceu. Enviou uma mensagem SMS ao atual reitor José Rui Camargo manifestando sua contrariedade. “A CPI precisa investigar a contratação de advogado paulistano pela Unitau para acusar meu sobrinho. E ainda perdeu feio!”, conta Tia Anastácia.

Cpi da Unitau 6

Douglas Carbonne (PC do B) disse que, para começar os trabalhos, a CPI deve convocar o professor José Carlos Florençano, que era pró-reitor de Finanças da gestão da então reitora Maria Lucila. “Professor Florençano pediu demissão do Conselho Universitário porque não concordava com a postura dela (ex-reitora)”, justificou o vereador. Pensativa, Tia Anastácia comenta: “Esse comunista não pode ficar de fora dessa CPI”.

Merenda Escolar

Na noite de quarta-feira,18, foi servido camarão na merenda escolar dos estudantes da Escola Municipal Prof. José Ezequiel de Souza. “Ninguém passou mal?”, pergunta Tia Anastácia encafifada.

Transporte Coletivo

Presidente da Comissão Especial de Estudos do Transporte Escolar, Joffre Neto (PSB) voltou a veicular graves denúncias contra a ABC Transportes. Do alto da tribuna, disse que a empresa mudou a versão de quantos passageiros transporta na terra de Lobato. Em abril, tinha dito que eram cerca de 900 mil. Em setembro, afirmou que na realidade são 1,2 milhão. Na visão do parlamentar, isso viabilizaria a redução da tarifa.

Expansão sul

Continua sem explicação o fato de o Palácio Bom Conselho ter retirado o projeto de lei complementar 29/2013 que dispunha sobre a ampliação da área da expansão sul em Taubaté. Audiências públicas já tinham sido feitas com base nesse projeto. Depois disso, chegou à Câmara Municipal uma nova versão da expansão sul que carece de detalhes pormenorizados.

Saúde

Os vereadores tucanos Bilili e Digão pretendem, na próxima semana, entregar ao governa-dor Geraldo Alckmin (PSDB) um abaixo-assinado com cerca de 20 mil assinaturas de moradores de Taubaté e cidades vizinhas. Objetivo: transferir o Pronto Socorro Municipal para dentro do Hospital Universitário.

Perigo

Depois das obras de recapeamento, a Avenida Marrocos virou pista de corrida para os motoristas imprudentes. “Será que a joseense Lola está esperando acontecer uma tragédia pra tomar providências?”, pergunta Tia Anastácia.