Por Paulo Lacerda

Reunião realizada na manhã de terça-feira, dia 20, entre o Governo do Estado, a UNITAU e o Sindicato dos Servidores Municipais colocou um ponto final na greve deflagrada pelos funcionários do Hospital Universitário (HU) na manhã de segunda-feira, dia 19.

Nesse encontro foi decidido que o governo estadual injetará recursos no HU por meio de um convênio  necessários para que ocorra a equiparação salarial dos funcionários da FUST com os funcionários do Grupo São Camilo. Além da equiparação salarial, o Governo do Estado vai bancar o passivo trabalhista da FUST com os funcionários do HU, que estaria entre R$ 2 e R$ 3 milhões.

Entenda o caso

No dia 1º de abril de 2013, houve a fusão dos hospitais Regional e Universitário, que passaram a ser administrados pelo Grupo São Camilo. Contudo, os funcionários que trabalhavam no HU e que eram da FUST (Fundação Universitária da Saúde de Taubaté) não foram absorvidos pelo São Camilo. Com isso, havia diferença salarial de até três vezes entre os funcionários da FUST e do São Camilo para a realização do mesmo trabalho.

Euforia

A reunião durou pouco mais de uma hora e foi bastante amistosa, todavia, a imprensa não foi autorizada a acompanhar a negociação. O clima foi de euforia entre os membros da comissão de funcionários da FUST com o consenso na decisão.

UNITAU e Governo do Estado ficaram de elaborar um relatório com o custo do projeto, que deve ser encaminhado ao secretário de saúde adjunto do estado até a quarta-feira, dia 21. A previsão é que a aprovação ou não do relatório deve ser noticiado até o dia 28 de agosto.

Os funcionários da FUST voltarão ao trabalho a partir das 19 horas desta terça-feira, dia 20. Mais informações na edição 609 de CONTATO.