Foto divulgação

Um artigo científico produzido por um estudante do Mestrado em Engenharia Mecânica da UNITAU serve como base a um projeto de reutilização de pneus na indústria de cimento em Porto Rico.

A pesquisa, realizada por José Carlos Fortes Palau, aborda os processos para que os resíduos descartados possam ser reempregados na produção de cimento. A proposta apresenta diferentes vantagens, como a economia de matéria-prima, a redução de custos para a indústria e a colaboração para a preservação ambiental.

O trabalho foi publicado em novembro de 2012 pela revista científica internacional Renewable & Sustainable Energy Reviews, da editora Elsevier, que é referência na área. E foi por meio da publicação do artigo científico que o Prof. Dr. Eddie N. Laboy-Nieves, da Universidad del Turabo, de Porto Rico, interessou-se pela proposta. O docente atua na área de ciências ambientais e pretende aplicar em seu país os conceitos contidos na pesquisa brasileira.

No caso de Porto Rico, pelo interesse demonstrado pelo docente Laboy-Nieves, está em estudo a formalização de um convênio de cooperação entre a UNITAU e a Universidad del Turabo, para que as instituições realizem pesquisas e estudos conjuntos.