Nem um ensaio de vaia ao prefeito Ortiz Júnior (PSDB) comprometeu a festa promovida pela secretaria da Educação na quadra coberta do SEDES (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social) no sábado, 24, para lançar o programa “Planeta Leitura” voltado aos 43 mil alunos da rede municipal. Centenas de pessoas, majoritariamente professores, prestigiaram Ziraldo, criador do personagem Menino Maluquinho, presente ao evento.

Ziraldo atraiu a atenção de pessoas de todas as idades porque, aos 81 anos, não recusou um autógrafo sequer, sempre sorridente. Emocionado, o artista reforçou a importância da leitura na formação de jovens e crianças.

“Planeta Leitura” fornecerá para cada aluno uma “mini” biblioteca com oito títulos de literatura infanto-juvenil, de acordo com faixa etária e gênero, que tem como objetivo principal incentivar, ampliar e fortalecer o trabalho de formação dos leitores.

Opositores de atual administração municipal divulgaram que a presença maciça de professores ao evento era resultado da convocação dos mesmos pela secretaria de Educação.

Consultada, a Prefeitura informou que houve sim convocação apenas para os professores do Ensino Fundamental porque faz parte da grade curricular da formação continuada dos mesmos. Eles são convocados por três sábados durante o ano letivo. Por outro lado, os professores do Ensino Infantil foram convidados.

Ainda segundo a Prefeitura, “todos os professores, supervisores e diretores da rede também assistiram a palestra ministrada por Érica de Faria, formadora da equipe técnica da editora Melhoramentos, que irá auxiliar todo o processo de implantação do programa”.