Bernardo Ortiz pai e Ortiz Júnior dão tiro no pé ao tentar desalojar Digão da presidência do PSDB.
Rodrigo Luís Silva é o nome do vereador Digão, presidente da Câmara Municipal e do seu partido PSDB. Insatisfeito com a condução política da Prefeitura, Digão não tem omitido suas críticas ao governo tucano na terra de Lobato.
A independência política de Digão há muito tempo incomoda os Ortiz, especialmente o atual prefeito. Em 2014, através de manobras políticas, o vereador teve sua candidatura a deputado vetada pelos Ortiz. “Eles não admitem o surgimento e o crescimento de novas lideranças”, afirma uma conhecida vereadora.
Mas os fatos dessa semana superaram todas as maldades tão comuns na vida política brasileira. Eis uma rápida cronologia:
17 de abril de 2015, o jornal Voz do Vale veiculou um edital do PSDB convocando todos os seus filiados para sua Convenção Municipal no dia 09 de maio a partir da 08h:00 no Apart Hotel Olavo Bilac.


O mesmo edital informa que no dia 24 de abril a Executiva Municipal tucana manterá das 09h:00 às 15h:00 um plantão na “avenida Carlos Pedroso da Silveira 128, para protocolar o requerimento para registro de chapa completa com todas as assinaturas e autorizações”.
No dia 09 de maio 15 militantes tucanos compareceram ao local indicado no edital para eleger a nova Executiva Municipal e o novo presidente Edsson Quirino dos Santos Júnior, chefe de Gabinete do prefeito José Bernardo Ortiz Júnior.
Na segunda-feira 11, Digão tomou conhecimento do golpe perpetrado pelos inquilinos do Palácio do Bom Conselho.
Na quarta-feira, 13, Digão usa a tribuna do Legislativo para denunciar o golpe perpetrado por alguns tucanos contra dois vereadores, Digão e Bilili, que sequer foram avisados sobre a realização da convenção no último sábado.
Da tribuna, Digão registra que, apesar de não haver nomes, no edital consta o endereço dos prováveis responsáveis pelo golpe: avenida Carlos Pedroso da Silveira 128. Porém, uma rápida pesquisa realizada pela reportagem do CONTATO mostrou que segundo o Ministério Público do ESP ali residem Bernardo Ortiz e seu filho Ortiz Júnior contra os quais move ação de responsabilidade civil por improbidade administrativa.
Ainda da tribuna, Digão promete mover ação criminal contra os responsáveis pelo edital que teria sido assinado por ele, Digão.
Aguarde muito mais informações na nossa edição impressa que circulará a partir de sexta-feira, 15.