Empresa responsável rescindiu contrato com a Prefeitura por falta de pagamento; apenas 30% das obras foram concluídas

Nathália de Oliveira

Saúde, uma das principais preocupações de brasileiros e taubateanos, é caracterizada por longas filas de esperas em prontos socorros, falta de médicos e atendimento precário na longa lista de reclamações sobre a má qualidade desse serviço público. A situação fica ainda pior quando se constata que estão paradas obras de novas unidades de saúde, que poderiam trazer alívio para as intermináveis filas.

Em Taubaté, os munícipes estão esperando o AME, Ambulatório Médico de Especialidades, e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro desde 2015 quando foram assinadas as ordens de serviço para o início das obras.

De acordo com o Secretário de Obras, João Bibiano, as construções, que estão paradas, só deverão ficar prontas dentro de quatro meses. “Antes disso é quase impossível”, afirmou. Ainda de acordo com o secretário, responsável pela construção das unidades, a demora se deve ao atraso dos repasses do Governo do Estado.

As construções estão sendo realizadas por um convênio entre o município e o Estado. A prefeitura é a responsável pela obra e o governo do estado custeia o serviço. As duas unidades que eram para terem sido entregues em agosto de 2015 só deverão estar prontas, caso não haja nenhum atraso, no fim do primeiro semestre de 2017.

A construção do AME está mais adiantada do que Lucy Montoro, mesmo assim a unidade só tem a estrutura pronta

A construção do AME está mais adiantada do que Lucy Montoro, mesmo assim a unidade só tem a estrutura pronta

Atraso

A empresa Danelli Construtora, ganhadora da licitação e responsável pela obra, não conseguiu arcar com as despesas da construção das duas unidades sem o repasse do governo. Sem a verba, a empresa rescindiu o contrato. “A empresa não aguentou e abandonou a obra. Era o direito dela, já que a cláusula 66 do contrato estabelece que a empresa poderia rescindir o contrato se não recebesse o repasse”, afirmou Bibiano.

Das duas unidades, o AME é a que está mais adiantada, mesmo assim apenas o alicerce está pronto. Já o Centro de Reabilitação Lucy Montoro está no início, só foi feita a terraplenagem do terreno. De acordo com o secretário, apenas 30% das obras foram concluídas.

Ortiz Júnior, Digão e Bilili (todos do PSDB) foram até o Palácio dos Bandeirantes conversar com o Governador sobre a construção das unidades

Ortiz Júnior, Digão e Bilili (todos do PSDB) foram até o Palácio dos Bandeirantes conversar com o Governador sobre a construção das unidades

Nova Licitação

De acordo com Bibiano, uma nova licitação terá início nesta semana. O prefeito Ortiz Júnior (PSDB) se reuniu com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo e garantiu que o governo irá manter o repasse de verbas para a nova empresa que ganhar a licitação. “Como é começo de ano e de um novo mandato do prefeito há muita burocracia, por isso a demora para iniciarmos uma nova licitação. Mas acredito que em 15 a 20 dias a licitação estará aberta para que as empresas participem”, afirmou Bibiano.

 

Prejuízo

O secretário de Obras também garantiu que a empresa vencedora da nova licitação dará continuidade ao que já foi feito e não haverá necessidade de recomeçar todas as obras. “Está tudo em perfeito estado. Devido às fortes chuvas dos últimos dias, tivemos um problema no portão de acesso, mas os funcionários da prefeitura foram até o local e resolveram tudo”.

Como as obras estão no início e apenas a estrutura do AME está pronta, Bibiano acredita que não risco de furtos e assaltos. “Não há nenhuma porta, janela e equipamento lá, então não tem nenhum risco. Também tem guardas municipais que fazem rondas por lá, portanto não tem risco de vandalismo”, finalizou.

O AME e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro são promessas de campanha de 2012 de Ortiz Júnior. O tucano inicia um novo mandato e a população ainda está longe de poder utilizar as duas unidades.