Juventude pinta a cara e invade as principais avenidas da cidade para mostrar sua insatisfação com a Educação: “Brasil, mostra essa cara, educação aqui é coisa rara”

Secundaristas da rede pública e privada de Taubaté organizaram uma manifestação para reivindicar melhorias no ensino. Eles estão em consonância com outros estudantes do Brasil, que reservaram a manhã de quinta-feira, dia 6, para realizar o mesmo protesto em várias partes do país.

Em Taubaté, os alunos percorreram as principais ruas da cidade. O protesto estudantil teve início na Praça Santa Terezinha e seguiu pelas Avenida do Povo, Nove de Julho e Avenidas Tiradentes e retornaram ao ponto de origem, onde fizeram um debate sobre o tema. Cerca de 200 pessoas compareceram.

Com rostos pintados, os jovens chamaram atenção com os cartazes e as palavras de ordem, como “Brasil, mostra essa cara, educação aqui é coisa rara”. Um abaixo-assinado reuniu cerca de 200 assinaturas e será entregue ao Palácio Bom Conselho. Os estudantes fizeram questão de vetar a distribuição de materiais com propaganda política durante o ato.

Entre as reivindicações, estão: investimento de 10% do PIB para a Educação, criação de cursos técnicos e profissionalizantes, valorização da carreira de professor, concursos públicos mais exigentes para selecionar profissionais mais bem preparados para lecionar e criação de uma comissão de professores, pedagogos e estudantes a fim de elaborar um plano consistente das alterações que devem ser feitas para que o ensino público brasileiro atinja níveis de excelência. São propostas ambiciosas que ganharam adesão em várias partes do Brasil. Ainda bem que Taubaté não ficou de fora dessa.

Fotos cedida pelo Movimento Estudantis Taubaté