NOTA PÚBLICA QUE ACABA DE SER DIVULGADA CONJUNTAMENTE ENTRE O PPS E O DEM DE TAUBATÉ
A atual crise por que passa Taubaté demonstra o esgotamento e a deterioração de uma cultura política e de uma prática administrativa, assim como as pessoas e lideranças que a sustentam, profundamente patrimonialistas, retrógradas e obsoletas, que necessitam urgentemente serem superadas e substituídas.
Para contribuir para essa superação o PPS e o DEM de Taubaté declaram sua disposição de buscar a construção de um caminho comum para as eleições de 2012, para a Prefeitura e para a Câmara Municipal, aliás, como já o fizeram em 2008, tendo como orientação um programa renovador e transformador, com os seguintes eixos e princípios:
√       Participação efetiva da sociedade na formulação e na execução das políticas públicas.
√       Total transparência das decisões e ações políticas e administrativas.
√       Profissionalização da máquina administrativa, estabelecendo metas de gestão e critérios objetivos de avaliação de obras e serviços.
√       Projetos elaborados estritamente dentro das normas técnicas e amplamente divulgados para acompanhamento e cobrança pela sociedade.
√       Redução drástica dos cargos de livre nomeação por indicação política.
√       Austeridade financeira e controle permanente dos gastos públicos com punição imediata dos agentes ineficazes, desonestos e/ou prevaricadores.
√       Prioridade de trabalho e investimento na Educação e na Saúde.
Para tanto se colocam abertos à participação e requerem a colaboração ativa de outras lideranças sociais, comunitárias e empresariais que compartilhem também esses princípios e procurem constituir uma alternativa viável e confiável para a política e administração municipal, para o Poder Executivo e para o Poder Legislativo.
Para tornar essas afirmações em ações concretas, estamos estudando a preparação para breve de um seminário, amplo e aberto, para elaboração de uma Carta de Princípios e de Diretrizes para um Programa de Governo para Taubaté.