Poucas horas antes da convenção do PV, o deputado verde Padre Afonso e a vereadora Pollyana Gama (PPS) firmaram uma aliança criticada pelo vereador Jeferson Campos; e vídeo com entrevista exclusiva de Pollyana ao CONTATO

A noite de terça-feira, 02, oficializou grandes reviravoltas na corrida eleitoral em Taubaté. A convenção do Partido Verde realizada na Casa do Bom Pastor, paróquia dirigida por muitos anos pelo Padre Afonso Lobato, confirmou a aliança dos partidos políticos PV e PPS para apoiar a candidatura da vereadora Pollyana Gama para prefeita. O clima da comemoração, porém, não foi compartilhado pelo vereador Jeferson Campos (PV).

Em seu discurso, deputado Padre Afonso agradeceu a participação e a candidata, mas deixou o vereador contrariado. “Embora o Jeferson tenha um posicionamento diferente do partido, nós iremos apoiá-lo em sua candidatura [a vereador]”, afirmou. Jeferson nunca escondeu na Câmara suas críticas à colega. Durante a convenção do seu partido sua fisionomia estampou o tempo todo o desafeto que ele exibia nas sessões do Legislativo.

Aliança selada por Pollyana com deputado Padre Afonso e Rubinho Fernandes como vice

Desafeto

No palanque, porém, Jeferson foi muito cordial e não revelou seu desgosto pela aliança que se consumava. Disse apenas que respeita o PV e admira o Padre Afonso. Minutos depois o vereador pediu licença aos filiados e se retirou da convenção antes que Pollyana chegasse ao local com apenas 5 minutos de atraso.

Vereador Jeferson Campos preferiu permanecer do lado de fora com alguns amigos, criticando a aliança para os correligionários que chegavam. Foi então que ele conversou com CONTATO. O vereador afirmou que é contra a aliança formada com Pollyana Gama. “Era a grande chance de o partido lançar um candidato [a prefeito] às eleições e infelizmente deixaram essa oportunidade passar”. Ele disse também não entender o porquê de a Executiva do partido ter tomado essa decisão. Jeferson deixou bem claro o seu desgosto pela coligação e que não irá apoiá-la enquanto busca a reeleição e um quarto mandato como vereador.

Revelações

Padre Afonso revelou que não aceitou convite de Ortiz Jr para ser candidato pelo PSDB

Além da formalização das alianças e escolhas dos candidatos a vereador, a convenção foi recheada de revelações. Padre Afonso revelou, por exemplo, como foi sua conversa com Ortiz Júnior. De acordo com o deputado, os dois se encontraram logo após o resultado do julgamento que manteve a cassação do atual prefeito. Ele foi à casa do tucano, por volta das 23h de segunda-feira, 01, para conversar sobre a situação eleitoral de Taubaté. Apesar dos elogios rasgados a Ortiz Jr, o deputado verde não aceitou sua proposta para ser candidato a prefeito pela coligação liderada pelo PSDB.

Apesar de ter grandes chances de ser eleito com o apoio de Ortiz Júnior, o padre considera que, como prefeito, não teria tempo e nem oportunidade para seguir sua vocação religiosa.

Revelou ainda ter conversado com o Bispo Diocesano Dom Wilson Filho, que o teria aconselhado a seguir seu coração. Como não quis ser candidato também devido à cassação de Ortiz, Padre Afonso e a Executiva do PV conversaram com Pollyana e o PPS.

Clima de festa na convenção do PV

Novos rumos

O deputado e seu partido não queriam repetir o que consideram um erro cometido em 2012, quando, em troca do apoio no segundo turno, o PV conseguiu a Secretaria de Meio Ambiente, até hoje comandada por Marcel Wada. Mas, não revelaram qual seria a nova secretaria prometida ao PV em troca da nova aliança.

As comemorações continuaram após os discursos do deputado estadual e marido da candidata, David Zaia (PPS), e de Rubens Fernandes (PRB), indicado a vice da Pollyana. Diferente do que muitos especulavam, Padre Afonso não será o candidato a vice.

A vereadora não economizou elogios ao deputado padre em seu discurso. A convenção que era do PV parecia ser do PPS e da vereadora Pollyana devido à quantidade de cartazes e gritos de festa. Esse clima contagiou o discurso da candidata que se mostrou muito confiante para a disputa eleitoral. Ou talvez pela ameaça direta de Ortiz Júnior ter sido descartada com a manutenção da cassação.

Os vereadores Douglas Carbonne (PCdoB), Nunes Coelho (PRB) e Salvador Soares (PRB), ao lado da candidata, exibiram enormes sorrisos enquanto estiveram no palanque. Além do PCdoB, PRB e PV, a coligação do PPS ainda conta com a aliança do PSL e PTN.

 EXCLUSIVO:

Vídeo com a entrevista que a vereadora Pollyana Gama concedeu na quarta-feira, 03, na redação do Jornal CONTATO