Por Mariana Cassador

Começa no dia 10 de agosto o JUTA (Jogos Universitários), tradicional competição esportiva da UNITAU que reúne alunos em 22 modalidades, como: futebol, natação, jiu-jitsu, handebol, atletismo, salto em distância, voleibol, tênis, xadrez, bilhar e truco.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), que promove o evento, estima que 6 mil pessoas participem. “O JUTA é uma oportunidade de integração entre os estudantes dos diversos cursos”, disse o presidente do DCE, Carlos Alberto da Silva Júnior. A abertura do evento ocorre na sexta-feira, dia 10, às 19h, no campus do Bom Conselho com um jogo de futebol entre funcionários da UNITAU e membros do DCE. As atividades do JUTA vão até o dia 18 com competições realizadas das 19h às 22h. A entrada é gratuita.

Além dos jogos, quatro festas marcam a programação dos Jogos Universitários e os ingressos podem ser comprados nos CA’s (Centro Acadêmico), DA’s (Diretório Acadêmico) e Atléticas dos departamentos ou na sede do CDE, na rua 4 de Março, 497, no centro. Alunos que forem participar doarão alimentos não perecíveis para incentivar a solidariedade.  Durante o evento, as equipes também poderão receber pontos pelas doações. A cada 100 quilos arrecadados, serão creditados 10 pontos aos cursos responsáveis pela coleta. Os alimentos coletados serão destinados a entidades sociais.

Prata da casa – A aluna do quarto ano de Biologia da Universidade de Taubaté, Tatiana Suzuki, foi premiada no 6° Congresso Paulista de Parasitologia, realizado em Pindamonhangaba em julho. O trabalho da estudante foi classificado dentre os 100 que estavam concorrendo. Há um ano e meio Tatiana pesquisa a eficácia de desinfetantes comerciais na inibição da evolução de ovo de Ancylostoma spp, parasita que pode causar o chamado bicho geográfico e é encontrado nas fezes de cães contaminados. A ideia do trabalho é identificar produtos disponíveis no mercado capazes de impedir o crescimento dos ovos.