Foto Divulgação

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi contemplado como o político mais corrupto de 2012 ganhando medalha de ouro em votação organizada pelo movimento anti-corrupção denominado “31 de Julho”. O público pôde votar na rede social Facebook no prêmio “Algemas de Ouro”. O resultado pode ter sido influenciado pelo julgamento do processo do mensalão. Na esteira deste escândalo, o publicitário Marcos Valério acusou Lula de ter usado dinheiro do esquema para gastos pessoais. Lula obteve 66% dos votos, totalizando 14.547 sufrágios.

Em segundo lugar encontra-se Demóstenes Torres (DEM) com 22% dos votos. O ex-senador foi cassado por ligação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso na Operação Monte Carlo.

Sérgio Cabral (PMDB), que foi alvo de intensas críticas durante a Jornada Mundial da Juventude, assumiu o terceiro lugar no pódio dos corruptos.

Os organizadores da votação tiveram problemas devido às denúncias de suposta fraudes na votação, que levou à anulação de cerca de 9 mil votos.

Na edição de 2011 José Dirceu (PT), mandatário do mensalão, conquistou a medalha de prata ficando atrás apenas do senador José Sarney (PMDB).