Zika Vírus (ZKV) é um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti (mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya) e o Aedes albopictus. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros casos em seres humanos foram relatados, na Nigéria.

Aedes

Mosquito Aedes Aegypti

O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a Polinésia Francesa em 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia. Atualmente, sua presença já está documentada em cerca de 70 países.

Ser imune a um vírus parecia ser uma coisa boa. Porém, quando se trata da dupla Zika e Dengue, não o é. Essa é a lição de um estudo que procurou entender a gravidade do surto de Zika no Brasil. Experimentos realizados com células e camundongos sugerem que uma exposição anterior à Dengue pode piorar a infecção pelo vírus Zika.

Anticorpos que você gera a partir da primeira infecção (Dengue) pode facilitar a entrada do vírus Zika em células susceptíveis, exacerbando o resultado da doença“, diz o virologista Jean K. Lim. Lim e colegas relatam os resultados online (30 de março de 2017 ) num artigo na revista Science ( Ciência).

O estudo é o primeiro a demonstrar esse efeito em camundongos,  observa Sharon Isern, virologista molecular na Florida Gulf Coast University em Fort Myers (USA).

O Zika é semelhante a outros membros de sua família viral, os flaviviruses. Ele compartilha cerca de 60 por cento de sua informação genética com o vírus da Dengue

Os surtos de Dengue, que  são comuns na América do Sul e Central, são endêmicas nos Estados Unidos, também.

Zika no mundo

A exposição a um vírus estimula o corpo a criar anticorpos, que impedem a doença quando ocorre uma infecção subsequente com o vírus. Mas um fenômeno peculiar chamado aumento dependente de anticorpos tem sido descrito em pacientes com Dengue.

Contrair dois tipos diferentes de Dengue tambem é ruim

O vírus da Dengue tem quatro versões diferentes. Quando uma pessoa com imunidade a um tipo de Dengue fica doente com outro tipo, a doença é pior pela segunda vez. Os anticorpos da exposição anterior à Dengue realmente ajudam o vírus da Dengue a infectar as células, em vez de bloqueá-las.

Os resultados das infecções por Zika , no caso de ratos, dependiam de certos anticorpos virais que já  estavam presentes nos seus sistemas. A maioria dos ratos que receberam plasma livre de Dengue ou anticorpos antes de serem expostos à Zika sobreviveram. O oposto foi verdadeiro para a maioria dos ratinhos  com  plasma que continha anticorpos Dengue Os resultados de infecções por Zika para ratinhos dependiam de se certos anticorpos virais estavam presentes nos seus sistemas.

O plasma é o componente líquido do sangue que contém anticorpos, mas não possui células.

 

Em um experimento com amostras celulares, Zika foi capaz de infectar células de forma mais eficiente quando o vírus foi misturado com plasma de ratos expostos ao Dengue. Assim o virus da Zika fica  mais agressivo na presença de Dengue.

Numa experiência de seguimento, os investigadores deram a ratos uma das três amostras de plasma, e duas horas mais tarde, infectaram os ratinhos com Zika.

Mais de 93 por cento dos ratos que receberam o plasma de indivíduos livres de Dengue sobreviveram à infecção. Mas o resultado para ratos que receberam plasma com anticorpos contra Dengue foi severo: no oitavo dia da infecção, quase 80 por cento haviam morrido. Os animais também apresentaram sintomas neurológicos graves, incluindo paralisia. “Isso é importante porque em locais onde o vírus Zika está causando surtos, como na América do Sul, atualmente existem outros vírus circulantes, como a Dengue, que é altamente prevalente“, disse Lim.