Durante meia hora, todos os olhares de Paris estiveram voltados para o céu da cidade, onde o brasileiro Santos Dumont conseguiu provar ser possível pilotar um balão dirigível.

 Decolando de Saint Cloud, Santos Dumont seguiu rumo à Torre Eiffel, a contornou e voltou ao ponto de partida, sob os aplausos de toda Paris. Pela façanha, o brasileiro recebeu o Prêmio Deutsch dela Muerthe, no valor de 100 mil francos.

A Torre Eiffel, hoje o  marco mais famoso de Paris, foi construída por Gustave Eiffel para a Exposição Mundial de 1889, centenário da Revolução Francesa. É um dos monumentos mais visitado do mundo, recebendo anualmente mais de seis milhões de turistas, que fazem longas filas durante todo o ano para subir aos seus três pisos. Na França, ela é carinhosamente chamada de “A Dama de Ferro “.

Ela é duas vezes mais alta que a Grande Pirâmide do Egito ou a cúpula da Basílica de São Pedro. Foi construída em apenas 2 anos e seu custo foi relativamente baixo. Seus três pisos abrigam o elegante restaurante Jules Verne, um cinema que relata a história de sua construção e um pequeno museu de cera, onde figura seu criador.

O monumento é propriedade da prefeitura de Paris. São muitos os casos e histórias que vão desde suicídios, testes dos primeiros paraquedas, filmagem de um filme de James Bond, até uma séria tentativa de vendê-la por um ousado farsante.

 

Torre Eiffel, em Paris, França

Seu criador

De ascendência germânica, Gustavo Eiffel nasceu a 15 de Dezembro de 1832 em Dijon. Em 1850, ingressou na École Centrale des Arts et Manufactures, em Paris, onde completou o curso de Engenharia Química. Mas desde cedo, por influência de um cunhado se dedicou à metalurgia e ao novo material que vai usar de modo brilhante como construtor.

Gustavo Eiffel foi assistido por engenheiros como Maurice Koechlin e Emile Nouguier assim como o arquiteto Stephen Sauvestre.

Os estudos sobre o projeto começaram em1884. Asua construção, apesar de todos os obstáculos, teve início em1887e terminou 26 meses mais tarde, em 1889.

Estava previsto destruir a torre metálica depois da exposição universal de 1900. Foram as experiências de transmissão radiofônica efetuadas pelo exército francês que salvaram finalmente a torre.

Sem suas antenas de radiodifusão modernas, a torre tem 300 metros de altura, uma estação meteorológica, uma de comunicações de rádio e uma antena de transmissão de televisão. Tem também um apartamento de quartos que era usado por Eiffel (todos situados perto do topo da torre).

Com300 metrose 7000 toneladas, era o edifício mais alto do mundo até 1930. Outras estatísticas apontam 2.5 milhões de rebites, 15.000 pedaços de ferro, 40 toneladas de pintura, 300 trabalhadores e 1665 degraus de escada para os visitantes esportivos.

Elevadores transparentes sobem até o segundo andar onde se encontram várias  lojas de lembranças.