Por Thalita Azevedo

O comando do 5º BPM/I – General Salgado, com sede em Taubaté e responsável pelo policiamento em dez cidades da região, prepara um esquema especial para reforçar o policiamento durante o final de semana do Dia dos Pais. Um total de 1489 presos do regime semi-aberto deixaram a Penitenciária José Augusto César Salgado, mais conhecida como P2, na manhã de quarta-feira, dia 08. O momento da saída dos detentos foi registrado pelo reportes fotográfico Bernardo Guerreiro (Pic Imagens). Os detentos devem retornar até às 18 horas do dia 14 de agosto. Qualquer irregularidade a população deve avisar a policia pelos telefones 190, 181 ou 0800 555 190.


Nos dias 8 e 9 de agosto, a polícia militar realizou diversos flagrantes. No Bairro Estoril, um homem  foi preso por tráfico de entorpecentes, sendo apreendido com ele 17 pedras de crack e 12 invólucros de maconha. Ele também foi reconhecido como responsável por roubo. Já no Bairro Água Quente, outro rapaz foi preso por tráfico de entorpecentes com 5 pedras brutas de crack e certa quantia de dinheiro. No Bairro Esplanada Santa Terezinha, menor de idade foi detido em flagrante por tráfico de drogas. Com o adolescente, a policia encontrou 7 porções de maconha, 14 pedras de crack, 25 papelotes de cocaína, 1 tablete de maconha e R$ 60.
O problema do uso e tráfico de drogas está muito presente em Taubaté e é apontado pela policia como o principal gerador de violência no município. No dia 13 de agosto, a TV CONTATO promove, das 20H às 21H30, um debate sobre a violência. Durante a discussão, serão exibidas as propostas dos candidatos a prefeito sobre o tema. No estúdio, os especialistas em segurança pública Paulo José de Palma (Secretário executivo do Ministério Público) e Jean Soldi (Professor da UNITAU) participarão dos debates. O cidadão interessado em discutir o assunto pode enviar sugestões ou perguntas pela fan page do Jornal CONTATO no Facebook.