Em comemoração ao 368º aniversário de Taubaté, a edição 624 do Jornal CONTATO vem acompanhada do caderno especial “Críticas, sugestões e desafios”. Confira os temperos de Tia Anastácia para a edição 624 do Jornal CONTATO.  

Trocando as bolas 1

Na última sessão ordinária, o vereador Bilili de Angelis exibiu vídeo em que o deputado estadual Fernando Capez (PSDB) saúda Taubaté pelo aniversário. No vídeo deixa evidente que o tucano lê a mensagem segurada por alguém fora do campo visual da câmera. “Será que Bilili não conhece o telepromt”, pergunta a sempre bem informada Tia Anastácia.

Trocando as bolas 2

Tanto cuidado diante de conhecida tecnologia não impediu que o tucano cometesse uma grande gafe. Ao se referir a fundação de Taubaté, o tucano tascou: “Em 1639, Felix Guisard fundou Taubaté”. A família Guisard pode até gostado, mas Capez cometeu uma pequena enorme confusão entre dois Felix famosos na cidade. Jacques Felix fundou Taubaté. Felix Guisard fundou a CTI. Quem quiser, é só conferir no linkhttp://www.youtube.com/watch?v=1lqZ4c4Ul3Y, ou então assista a sessão na íntegra no site da TV Câmara.

Bico afiado

“Num dia, as ações da Petrobras desvalorizaram R$ 24 bi e isso é mais do que os R$ 15 bi que a União arrecadou com o leilão do campo de petróleo de Libra”. A frase é de autoria de Luiz Paulo Velloso Lucas, um dos formuladores do programa de governo do tucano Aécio Neves.

Em nome de Taubaté 1

Uma notícia chamou a atenção dos frequentadores das redes sociais: atenção munícipes: não se esqueçam que hoje, 5 de dezembro é dia de aniversário da fundação da cidade (elevação à categoria de vila), e que vai haver uma grande comemoração cívica na câmara municipal, ás 19 h, sob a presidência do vereador Jefferson Campos, qual tem lutado muito para preservar a memória e elevar os aspectos culturais e históricos de Taubaté. Lugares limitados a 400 lugares, por ordem de chegada.

Em nome de Taubaté 2

Quando o espírito cívico tomava conta dos corações taubateanos, veio a revelação: seria verdade a notícia da rede social caso o Vereador não estivesse passando o feriado prolongado em Ubatuba e ainda não tivesse comemorado a data histórica antecipadamente na Câmara no dia 03 último.

Em nome de Taubaté 3

Assim fica fácil deduzir os motivos verdadeiros que o levaram a lutar para instituir e manter esse feriado ilegal e que traz muitos prejuízos ao Município. “Não sei qual dos vereadores é mais cara-de-pau”, filosofa Tia Anastácia com seus botões e agarrando um vidro de óleo de peroba em seus guardados.

Em nome de Taubaté 4

Será que o nobre vereador resolveu celebrar Taubaté nas praias paradisíacas de Ubatuba? A postagem é de José Giordano, munícipe assíduo na tribuna livre da Câmara, de onde costuma incomodar muito os inquilinos da Casa Pedro Costa.

Fahrenheit 451 no museu 1

Tia Anastácia recebeu desculpas oficiais do atual diretor de Museus da Prefeitura de Taubaté. Motivo? O governo de triste memória de Roberto Peixoto mandou queimar todas as edições antigas do Jornal CONTATO que estavam guardadas no Museu de História. Novas coleções serão reenviadas. “Só quero ver o que o Vanderlan vai fazer”, pensa em voz alta a veneranda senhora.

Fahrenheit 451 no museu 2

Para quem não conhece, Fahrenheit 451 é o nome de um livro de ficção do ícone Ray Bradbury, transformado em filme homônimo de grande sucesso. A história é ambientada em um futuro hipotético, onde os livros e toda forma de escrita são proibidos por um regime totalitário, sob o argumento de que fazem as pessoas infelizes e improdutivas. “E ainda dizem que Peixotinho era ignorante”, comenta Tia Anastácia.

Política e religião

Será em Taubaté o encontro regional do PSC Partido Social Cristão (PSC). Uma das estrelas do evento, que acontece na terça-feira, dia 10, será o pré-candidato à Presidência da República do PSC, Everaldo Pereira, pastor da Igreja Assembleia de Deus, ministério de Madureira.

Risco de letra ilegível

Um caso absurdo ocorrido na rede municipal: a letra do médico era tão ruim na receita médica, que a funcionário do Centro de Distribuição de Medicamentos forneceu remédio para convulsão para uma paciente que tinha problema de infecção no pé. “Ela tomou dois comprimidos e quase morreu”, disse o vereador Alexandre Villela (PMDB), que revelou o caso na Câmara Municipal.

Largado

Alô, alô prefeito. As instalações do SEDES andam de mal a pior. O banheiro está inteirinho depredado e as pessoas estão evitando fazer caminhadas à noite por causa da falta de iluminação.

Saúde

Está marcado para o dia 13 de dezembro, às 11h, o depoimento do secretário de Saúde, João Ebram Neto, na Câmara Municipal. Ele vai esclarecer sobre o episódio envolvendo a Polícia Militar, o Hospital Regional e o Pronto Socorro.

Saúde 2

A direção do PS chamou a PM após a direção do HR se recusar a receber uma paciente para internação, mesmo após o CROSS, que é a central que regula as vagas nos hospitais públicos do estado, determinar a internação da paciente. Os dirigentes do HR alegaram que não era caso de internação.

Saúde 3

O vereador Digão (PSDB) disse que foi na casa da paciente, que mora em Lagoinha, e constatou que era tinha apenas uma luxação e não uma fratura no ombro, como tinha sido noticiado pelo Pronto Socorro. Sendo assim, não era caso de internação. “Espero que o senhor secretário venha com uma justificativa plausível”, disse Digão (PSDB).