Diego Fonseca (PSDB), presidente do Legislativo, tal qual o prefeito, persegue os vereadores que não votaram nele na eleição para escolha da presidência, assim como Ortiz Jr faz com os vereadores considerados não alinhados

Nathália de Oliveira

 

Dê poder a um homem e verás quem ele é. Esse antigo ditado pode explicar o que está acontecendo na Câmara Municipal. Diego Fonseca (PSDB), assim que foi eleito presidente da CMT, foi rápido em dizer que não haveria jogos nem intrigas entre os vereadores, e os parlamentares que não votaram nele não seriam perseguidos. Mas a realidade é outra.

Os vereadores que não votaram no Fonseca estão sendo perseguidos pelo discípulo de Ortiz Júnior (PSDB). São pequenas intrigas e atitudes que podem atrapalhar a relação entre os representantes do povo e o trabalho parlamentar.

 

Mesquinharias

As intrigas começaram com a distribuição dos carros. Cada vereador tem o direito a um carro. Alguns dos vereadores que votaram em Orestes Vanone (PV), adversário de Fonseca na disputa à presidência, possuíam alguns dos carros mais novos da frota da Câmara. O novo presidente retirou esses carros do gabinete dos respectivos parlamentares e os entregou aos integrantes do grupo que votou nele. Os carros velhos foram para seus adversários.

Os vereadores também reclamam da demora para colocação de projetos e liberação das diárias para as viagens parlamentares. Porém, a atitude mais prejudicial para o trabalho na Câmara e para os moradores de Taubaté são os pedidos de Diego Fonseca ao prefeito Ortiz Júnior. O presidente da Casa de Leis pede para que o chefe do Executivo não atenda e tenha menos encontros com os vereadores que não votaram nele para comandar a Câmara.

Como que um vereador pode trabalhar para a cidade se nem ao menos consegue conversar com o prefeito? A vingança pessoal de um vereador é mais importante do que o trabalho parlamentar?

Até então a terra de Lobato só conhecia histórias semelhantes originadas nos governos Ortiz pai e Ortiz filho.

 

Outro lado

Diego Fonseca negou todas as acusações e afirmou que nunca iria realizar ações que atrapalhassem o trabalho parlamentar, principalmente pedir para que o prefeito não atendesse os vereadores. O parlamentar afirma que nunca fez este pedido ao tucano. O presidente também afirmou que os vereadores tem todo o direito em votar em quem eles quiserem e que nunca se vingaria pelos votos não recebidos. Ele também ressaltou que vereadores da oposição, o Noilton Ramos (PPS), receberam carros novos.