O programa “Band Eleições 2012” de segunda-feira, dia 3, recebeu Paulo de Tarso Venceslau (diretor de redação do CONTATO) e Ronaldo Santos (professor e militante político). Eles debateram o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, responsável pela mobilização popular que culminou com a aprovação da Lei 9840, também denominada Lei da Compra de Votos. Na esteira dessa mobilização, criou-se o Comitê 9840, representado por Santos, que recebe denúncias de crimes eleitorais. O debate contou com a mediação e a participação do jornalista Cláudio Nicolini.
As denúncias recebidas pelo Comitê 9840 são encaminhadas para o Ministério Público Eleitoral. Os interessados podem encaminhar denúncias para denuncia@comite9840pr.org.br.
Este movimento contra a corrupção eleitoral trabalha na conscientização das pessoas, para que elas não sejam compradas pelos políticos, ao adotar o lema “Voto não tem preço”. Presente em todo o Brasil, esse movimento ganha musculatura com o apoio de entidades representativas da sociedade.
Mais informações podem ser obtidos pelos sites http://www.comite9840pr.org.br/ e http://www.mcce.org.br/