Frio e pouco esclarecedor foi o clima que predominou no debate entre os candidatos a prefeito de Taubaté que a Rede Vanguarda promoveu na noite de quinta-feira, 29, que havia sido cancelado no início da campanha eleitoral; silêncio sobre o julgamento de Ortiz Jr

            Nenhum dos quatro blocos do debate realizado pela Rede Vanguarda de TV chegou a empolgar o telespectador. Com exceção de algumas estocadas de Isaac do Carmo (PT), quando por mais de uma vez insistiu na condição de cassado do ex-prefeito Ortiz Júnior (PSDB).

O curto espaço de tempo para que houvesse explanação dos respectivos planos de governo reduziu o debate a quase uma ladainha de propostas e siglas incompreensíveis para o eleitor comum.

Pollyana reduzida

Pollyana (PPS) e Isaac até que tentaram fazer alguma cobrança de Ortiz Júnior, como na participação de seu irmão Beto Ortiz que veiculou nas redes sociais uma página rasurada do site da Justiça Eleitoral. Beto postou a página rasurada no item específico do indeferimento da candidatura tucana.

Isaac reduzida

Cinicamente, Ortiz respondeu que seu irmão não era candidato e que, por isso, não merecia ser atacado. Nenhum dos demais candidatos lembrou-o que seu irmão é apenas o tesoureiro de sua campanha.

Situação semelhante ocorreu quando Pollyana quis saber a razão da ausência do governador Geraldo Alckmin na campanha tucana. Ortiz Jr enrolou, fez uma série de elogios ao governo estadual, mas não respondeu. Na sua vez, Pollyana apenas registrou a não resposta do ex-prefeito cassado.

Ortiz reduzida

Antônio Saud (PMDB) revelou sua pouca familiaridade com argumentos e números. Limitou-se a repetir ideias vagas incompreensíveis. Em momento algum fez qualquer crítica ao governo tucano. Por que será?

Quando teve início o debate, já era conhecido agendamento para hoje, sexta-feira, 30, do julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral do recurso impetrado interposto pelo Ministério Público Eleitoral, o Partido Solidariedade e Liberdade (PSOL) e o jornalista Irani Lima (ver nota abaixo). O recurso pede o indeferimento do registro da candidatura tucana.

Saud reduzida

Curiosamente, nenhum dos debatedores fez qualquer referência àquele fato que revelaria a mentira que tem sido repetida Ortiz Júnior em sua campanha, inclusive durante do debate, que os votos que receber serão válidos.

Candidatura de Ortiz Júnior será julgada nesta sexta-feira

O TRE julgará hoje pedido do Ministério Público, reforçado pelo PSOL e pelo blogueiro Irani Lima, para indeferir o pedido de registro da candidatura de Ortiz Júnior (PSDB). O Juiz Eleitora de Taubaté, Paulo Roberto da Silva, já indeferiu em primeira instância o registro da candidatura do tucano. Como o TRE/SP já havia declarado em outro processo que Ortiz Jr está inelegível por 8 anos, é muito provável que o Tribunal mantenha a decisão e, portanto, Ortiz Júnior continuará com sua candidatura indeferida, sub judice e terá os votos anulados no domingo, 02. Ou seja, a situação de Ortiz continuará a mesma. A sessão desta sexta-feira, 30, começa às 13h30. Caso o TRE rejeite o recurso, o prefeito cassado ainda poderá apelar ao TSE.

Os quatro

Esse fato em si seria o suficiente para demolir a mentira e o cinismo do candidato tucano durante o debate de ontem. Porque será que nenhum outro lado se referiu a esse fato?