A rede lançada pela Justiça Federal pelas mãos dos agentes da PF na manhã de hoje, quinta, 01 de abril, pegou um bocado peixes graúdos ligados ao PT, o empresário que poderá esclarecer a morte de Celso Daniel quando era prefeito de Santo André e, quem sabe, chegar até mesmo à terra de Lobato

 por Paulo de Tarso Venceslau

 

Essa nova operação – mais um desdobramento da Lava Jato – desencadeada na manhã de quinta, 01 de abril, juntou os três maiores escândalos que envolveram o PT e seus principais dirigentes: o assassinato de Celso Daniel, prefeito de Santo André, em 2002, o mensalão, em 2005, e o petrolão que parece não ter fim.

São sólidas as evidências de que não se trata de três casos isolados. O script é o mesmo, baseado na corrupção e na apropriação do Estado para realizar sonhos inconfessáveis. Os mesmo personagens se reencontram mais uma vez nos corredores de um novo escândalo.

No meio político já chegou ao píncaro ao fisgar o ex e a atual presidente. No meio empresarial, os donos das maiores empreiteiras, banqueiros e empresas de marketing políticos estão presos, ou a caminho da delação premiada ou…

 

Silvio Pereira

Silvio Pereira

 

À repescagem do ex-secretário geral Silvinho Land Rover Pereira e do ex-tesoureiro do PT somaram-se dois personagens: o jornalista Breno Altman, que adorava ser fotografado ao lado de seu chefe José Dirceu nos corredores de prisões e delegacias, e o empresário Ronan Maria Pinto. O círculo que parecia inconcluso e abandonado parece que poderá ser fechado.

Sua conclusão poderá esclarecer a morte de Celso Daniel e até quem sabe chegar ao céu dessa terra maravilhosa onde circulam aviões que pertencem ao controlador de grandes negócios que envolvem empresas de ônibus.

 

 

Um olhar investigativo sobre os negócios do empresário de Santo André conduzido coercitivamente pela PF poderá revelar que a Operação Lava Jato não vai acabar tão cedo. Vale lembrar que o empresário Ronan Maria Pinto é apontado como destinatário de R$ 6 dos R$ 12 milhões de um empréstimo fraudulento do Banco Schahin, articulado por um amigo de Lula, para não contar o que sabe sobre o assassinato de Celso Daniel.

 

Ronan Pinto

Ronan Pinto

 

Silvio Pereira e Delúbio Soares voltam à ribalta como facilitadores dessa operação. Marcos Valério de Souza, o operador do esquema de financiamento ilegal que quase derrubou Lula no mensalão, declarou que essa grana era para silenciar Ronan, um empresário de diferentes negócios como transporte coletivo, empreiteira que presta serviço público como a coleta e tratamento de lixo e até mesmo a imprensa quando comprou o então tradicional Diário do Grande ABC.

 

Delúbio Soares

Delúbio Soares

 

Diante de tantas velhas novidades, tenho a certeza que na terra de Lobato já tem gente com as barbas de molho.