A convenção partidária realizada pelo PT na manhã desta sábado, dia 30, referendou a candidatura do sindicalista Isaac do Carmo (PT), presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e região. A coligação conta com o PMDB e o PSDC para a disputa. Cerca de 400 pessoas estiveram presentes. O slogan da campanha é “Taubaté crescendo com o Brasil”.
Para vencer as eleições, a candidatura PT/PMDB aposta no tempo de televisão para fazer seus candidatos conhecidos. Para convencer o eleitorado, estão programados depoimentos e visitas a Taubaté de estrelas de expressão nacional dos dois partidos, como Lula, Eduardo Suplicy, Gabriel Chalita, Michel Temer, entre outros.
No estado de São Paulo, o PT elegeu 8 campanhas municipais como prioritárias, sendo uma delas a de Taubaté.  A convenção do PT mostrou que vem para a disputa eleitoral com a estrutura de uma campanha milionária. Convenção parecia, em termos de estrutura, com a do tucano Ortiz Júnior. Os deputados federais do PT Ricardo Berzoini e Carlinhos Almeida compareceram à convenção.
Presidente do PMDB em Taubaté, o vereador Ary Kara Filho, estimou que a coligação elegerá de 7 a 8 vereadores. O pai do vereador e coordenador regional do PMDB, Ary Kara José, atacou os adversários Padre Afonso (PV) e Ortiz Júnior (PSDB). Disse que eles são “políticos profissionais”. “Eles disputam todas as eleições. O que eles querem, Executivo ou Legislativo?”, perguntou Ary.
Apesar de a decisão de coligar-se com o PT ter partido da cúpula do PMDB, Ary Kara José informou que constou em ata a obrigação de todos os vereadores de participarem da campanha. As ausências mais notadas foram da vice-prefeita Vera Saba (PT) e do vereador Chico Saad (PMDB).
O coordenador regional do PMDB insistiu na tese de comparar a dobradinha Issac/Rubens Fernandes com a Lula/José Alencar. “Lula ganhou a eleição quando foi buscar o José Alencar como vice. E o PMDB quis repetir isso em Taubaté”.