Notícia reveladora

O Estadão de hoje veiculou um fato que comprova afirmações feitas por CONTATO (http://www.jornalcontato.com.br/home/index.php/guru-grosseiro-e-perigoso-paulo-de-tarso/) : o guru de Bolsonaro, Olavo de Carvalho, é dirigido por Steve Bannon, responsável pela articulação mundial de um movimento populista e antiglobalista de extrema direita. O fato de hoje mostra apenas um detalhe: Bannon é o responsável pelo discurso que o presidente Bolsonaro fará na ONU no dia 24 de setembro.

O Estado de S. Paulo 13 Set 2019

Chanceler Araújo discute com Bannon discurso de Bolsonaro

Fora da agenda oficial, o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, reuniu-se nos EUA com Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump e agitador de uma onda nacionalista de direita. O encontro ocorreu na noite de quarta-feira na Embaixada do Brasil em Washington, onde o chanceler está hospedado.

O guru com seu guru

Olavo de Carvalho e Steve Bannon no jantar oferecido por Bolsonaro

Bannon foi convidado para um jantar, no qual também estava presente o atual encarregado de negócios da Embaixada do Brasil em Washington, o diplomata Nestor Forster. A reunião não estava na agenda de Araújo. Questionada pela reportagem do Estado, a assessoria do ministro informou que Araújo tivera um “jantar privado”.

Uma das pautas da conversa dos diplomatas brasileiros com o americano foi o discurso do presidente Jair Bolsonaro, no dia 24, em Nova York, na abertura da Assembleia-Geral da ONU.

A estreia de Bolsonaro na reunião dos 193 países-membros da organização ocorrerá em meio a questionamentos internacionais sobre a política ambiental brasileira e à repercussão no exterior do aumento das queimadas na Amazônia.

O Palácio do Planalto teme protestos no momento do discurso de Bolsonaro e assessores têm orientado o presidente a moderar suas falas para evitar novos problemas diplomáticos. Até agora, a previsão é que o foco principal do discurso seja a questão ambiental – com defesa da soberania brasileira sobre a Amazônia.

A proximidade de integrantes do governo Bolsonaro com Bannon começou desde a campanha eleitoral, quando o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, se reuniu com o ex-estrategista de Trump.

Demissão. Bannon foi demitido da Casa Branca em 2017 e escanteado pela equipe do presidente Donald Trump. Desde então, ele tenta fomentar pelo mundo uma onda nacionalista e populista de extrema direita.

Ernesto, Olavo e Bozo

Ernesto Araújo, Olavo de Carvalho e Bolsonaro em sua primeira viagem aos EUA

Em fevereiro, em outra visita de trabalho a Washington, Ernesto Araújo esteve com Bannon na casa onde ele mora e trabalha – que o americano autointitulou como “Embaixada Breitbart”, em referência ao nome do principal site de notícias da chamada alt-right americana, o qual presidiu.

Os dois se reencontraram em março, quando Bolsonaro foi a Washington para o encontro com Trump e se reuniu, também em jantar na embaixada, com representantes da direita americana.

Bannon esteve por trás da eleição de Trump e do site Breibart, de plataforma de extrema direta, anti-imigração e de supremacia branca. Ele também foi conselheiro da Cambridge Analytica, consultoria acusada de fornecer dados de milhões de usuários do Facebook para prejudicar Hillary Clinton nas eleições presidenciais americanas de 2016.