Projeto idealizado pelo ex-jogador Evair e pelo preparador físico Moraci Sant’Anna conta com ampla tecnologia e deve estar pronto em meados de 2018 na terra de Lobato

Jovens que sonham em se tornar jogador de futebol têm um grande motivo para comemorar. Taubaté deverá receber, em dois anos, o CT mais moderno do país. A iniciativa é do ex-jogador Evair (Palmeiras, Taça Libertadores da América (1999), dois Campeonatos Brasileiros (1993 e 1994), do preparador físico Moraci Sant’Anna (Seleção Brasileira na Copa do Mundo 1994 e o São Paulo com duas Libertadores e dois Mundiais de Clubes (1992 e 1993) e de John Kage, diretor da MSEJK (empresa que leva as iniciais dos fundadores do projeto).

Na quinta-feira, 25, CONTATO acompanhou a apresentação do projeto feita na Padaria Donna Bella.

Segundo seus idealizadores, CT que se destina às categorias de base do Taubaté (sub-15, sub-17 e sub-20), vai contar com três campos e meio de grama natural – a mesma utilizada em gramados de estádios de Copa do Mundo – e um campo de grama sintética, com dimensões menores. Haverá ainda refeitório e uma academia com aparelhos de ultima geração.

Os jovens atletas serão monitorados de perto pelos departamentos de fisiologia, fisioterapia e nutrição terão aulas de inglês, espanhol e informática pelo menos duas vezes por semana. Para Moraci, aprender línguas estrangeiras ajudam os atletas no futuro: “Quem sabe a gente vai formar jogadores para ir para o exterior. Muitos atletas acabam não ficando [no exterior], não pela qualidade dele, mas por essa dificuldade de conversar”.

Os futuros craques dormirão em um alojamento onde cada categoria terá direito a sete quartos para vinte e oito atletas. Além disso, o CT terá acomodação extra para até cinquenta atletas dos Estados Unidos, Canadá, Coréia do Sul, Japão e Panamá, que virão treinar por temporada ao longo dos anos.

Segundo Kage, a ideia inicial é buscar os jovens que se destacam pelo Taubaté, antes de expandir a procura para o Vale do Paraíba. Com relação aos estrangeiros, o objetivo é outro: “Minha meta é criar jogadores aqui, treiná-los com essas feras [Evair e Moraci], antes de voltarem para os seus paíse e, se Deus quiser, participarem de uma seleção, e Taubaté será o formador daqueles garotos.”

FullSizeRender

John Kage, Moraci Sant’Anna, Gustavo Guarnieri e Evair

Evair estará à frente do projeto como administrador e participará diretamente nos treinos, tanto na elaboração, quanto na execução, a maior parte do tempo possível. “O objetivo [do projeto] é revelar jogador e formar o caráter”.

O ex-jogador conta que outras cidades já despertaram interesse pelo projeto, mas Taubaté foi escolhida pelo grande apoio da prefeitura, na disponibilidade do terreno e estrutura oferecida.

 Obras

O início das obras deverá ocorrer nas próximas semanas. Numa primeira etapa, haverá a terraplenagem do terreno e em 2017, a construção dos campos e a estrutura da arquibancada do campo principal, além do alojamento, lavanderia e vestiários. A empresa Hidrolar Engenharia será a responsável pela obras. Na quinta ela foi representada pelo engenheiro Gustavo Guarnieri.

A segunda etapa será a construção da parte administrativa, musculação, fisioterapia, departamento médico, refeitório e o alojamento destinado aos estrangeiros. A ideia é que na metade de 2018 os futuros atletas treinem e morem no CT.

 Custo

O orçamento do Centro de Treinamento gira em torno de R$ 6 e R$ 8 milhões. Os recursos virão de duas fontes: do incentivo fiscal (INSS, ICMS e IR), em que o Instituto Paulo Kobayashi está à frente das negociações, e do setor privado.