Fechada para o público desde 1981, o histórico prédio da estação foi reformado e aberto à população. Local servirá de abrigo para eventos educacionais, culturais e turísticos.

Trinta e seis anos. Depois de tanto tempo fechado, o antigo prédio da Estação Ferroviária foi reinaugurado em Taubaté, no dia 30 de novembro.

O armazém da Estação Ferroviária foi reformado após ficar abandonado desde 1998. Repaginado, o local se chamará Estação do Conhecimento – Educação, Cultura & Turismo, que foi idealizado pelo Instituto I.S.

Após acordo com a prefeitura, o instituto trabalhava há cinco anos na elaboração do novo prédio. O local estava parcialmente destruído e, desde 2012, o Instituto I.S vinha buscando meios e parceiros para realizar a reforma, que teve custo estimado em R$ 800 mil.

Mesmo com a reforma, o instituto manteve os traços característicos do armazém, como as portas externas de madeira, que foram revitalizadas, além da estrutura original em peroba rosa.

O espaço servirá para realizações de reuniões, congressos e eventos culturais e artísticos, podendo receber exposições, apresentações teatrais, musicais e mostras. A parte administrativa ficará em um mezanino, além da inclusão de novos banheiros e camarins de apoio.

estao - de olho taubate

Apesar de manter o aspecto histórico e singular, o armazém também contará com um toque moderno e sofisticado de um espaço gourmet, onde uma cafeteria estará diariamente aberta para o público.

Rodrigo França, idealizador do projeto e coordenador da Estação do Conhecimento, comenta que a harmonia entre os parceiros foi importante para a reforma da Estação Ferroviária.

“Conectar a sociedade civil organizada com o setor privado e público de forma harmoniosa, livre de velhos paradigmas e inserindo a ética, a transparência, a facilitação do diálogo e a construção do consenso em prol da defesa do patrimônio arquitetônico e histórico como um importante bem comum é o que fez desta iniciativa um case de gestão pública compartilhada na qual devemos nos orgulhar”, disse.