A pesquisa feita pela agência Mind Pesquisas contratada pela TV Vanguarda conseguiu dar corpo a um sentimento difuso que pairava sobre as almas vivas da terra de Lobato.

Por Paulo de Tarso Venceslau

Pollyana Gama (PPS) largou na frente a eleitoral com 25 % de intenção de votos na pesquisa estimulada e 9 % na espontânea. Em segundo lugar, Ortiz Júnior (PSDB) com 19 % e 7 %; e em terceiro Isaac do Carmo (PT) com 8 % e 2 % respectivamente. Esses três candidatos formam o bloco principal, pelo menos enquanto Ortiz Jr mantiver sua candidatura.

O bloco secundário é capitaneado pela ex-petista Vera Saba (PMB) com 3 % na estimulada e 1 % na espontânea, seguida por José Saud com 2 % e 1 % respectivamente e Donizete Lousada (PSDC) e Sílvio Prado (PSOL) com traço.

 

 Pollyana em recente entrevista na redação do CONTATO

Bloco principal

É composto por candidatos que usufruem do chamado efeito recall – são lembrados porque disputaram eleições ou estiveram em evidência na mídia recentemente. Vereadora Pollyana foi candidata a deputada federal e como é primeira suplente poderá assumir a qualquer momento. Ortiz Júnior esteve prefeito até o fim de julho e o petista Isaac do Carmo disputou uma cadeira no Legislativo paulista, além de ser na prática o único (e talvez o último) herdeiro dos escombros de sua sigla em Taubaté.

Ortiz Junior 29 % de rejeição lidera com folga esse importante quesito, seguido pelo petista Isaac do Carmo com 18%. Em compensação, Pollyana com apenas 5 % de rejeição está no fim da fila desse quesito.

Esse pequeno enorme detalhe indica que Pollyana é quem tem mais chance de crescer nesse bloco. Caso Ortiz Júnior seja defenestrado pelo seu partido ou mais à frente pela Justiça seu substituto enfrentará dificuldades iguais e até maiores que as enfrentadas pelo prefeito cassado.

Essa análise se baseia na avaliação da administração do prefeito cassado Ortiz Junior cujos números apontam 6 % como ótima, 36 % como regular, 28 % como boa, 18 % como péssima e 10 % como ruim. E apenas 3 % não souberam avaliar ou não responderam.

O eventual substituto de Ortiz Júnior, além de menos conhecido, com certeza não poderá usufruir dos resultados razoáveis da administração municipal tucana. Mesmo que o fizesse, dificilmente conseguirá superar o desempenho de Ortiz Júnior enquanto prefeito.

 

 Ortiz Júnior no lançamento de sua campanha no Clube Abaeté, depois da decisão do TSE

Conclusão

A partir de sexta-feira, 26, nossos lares serão invadidos pela propaganda gratuita eleitoral na televisão. Dividido como está, dificilmente o PSDB conseguirá capitalizar mais do que já fez até agora. Essa situação ficará pior com a quase certa substituição do candidato tucano Ortiz Júnior que além de cassado encontra-se inelegível.

O petista Isaac do Carmo dificilmente conseguirá decolar com tanto peso que carrega nas costas por causa dos escândalos sem fim de seu partido.

Portanto, o quadro atual é mais favorável para Pollyana Gama que não carrega nenhum contrapeso visível e ainda possui um aliado com densidade eleitoral como o deputado estadual Padre Afonso (PV).

Alea jacta est!