O Museu Histórico do Sítio do Pica Pau Amarelo ganhou um novo livro para sua coleção, vindo da contribuição do estudioso José Carlos Sebe Bom Meihy.

Considerado um dos maiores estudiosos sobre Monteiro Lobato, José Carlos Sebe Bom Meihy continua sua contribuição para o Museu Histórico, no Sítio do Pica Pau Amarelo.
Recentemente, o professor Mestre doou um livro para a prefeitura, que também ira compor o museu.
“Foi a primeira vez que ele doou um livro para o museu, a 5 ° edição de “Caçadas de Pedrinho” com dedicatória ao amigo Edgar Cavalheiros”, disse o secretário de Cultura, Marcio Roberto Carneiro.
Além do livro, José Carlos também já doou três aquarelas pintadas por Monteiro Lobato, que estão fixadas em uma parede de drywall no Museu Histórico.
Em 2016, o estudioso doou outras três gravuras do ilustrador Votolino e um conjunto de selos em comemoração a Semana de Monteiro Lobato.
O secretário de Cultura considera José Carlos Sebe Bom Meihy como um propagador sobre o histórico escritor taubateano.
“O professor Mestre é um estudioso das obras de Lobato e sempre coloca o patrono do museu em evidência nacional em suas palestras e mesas redondas por onde passa”, ressalta.
José Carlos Sebe Bem Meihy é professor do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Letras e Ciências Humanas, da Universidade do Grande Rio. Ele é professor aposentado do Departamento de História da Universidade de São Paulo. Meihy ganhou os títulos de doutor e livre-docente e titular nos anos de 1975, 1981 e 1992. Ainda na USP, ele ocupou a cadeira de História Ibérica e ministrou diversas disciplinas.
Meihy é considerado pioneiro nos estudos de história oral no Brasil, sendo um dos idealizadores da Associação Brasileira e História Oral (ABHO), tendo sido diretor da região sudeste nos biênios de 1994-1996 e 1996-1998. Atualmente ele é coordenador do Núcleo de Estudos em História Oral da USP (NEHO-USP).