Protagonistas que dirigiram a ópera bufa que absolveu o prefeito Ortiz Júnior (PSDB) no final de 2016 são os mesmos que agora regem a “novela” de quinta categoria rodada nos corredores e plenários do poder em Brasília com final feliz para Temer et caterva

O “rejulgamento” do prefeito no dia 25 de outubro de 2016 foi uma aberração jurídica. Ministro Herman Benjamin, relator do processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elegantemente cansou de chamar a atenção sobre o risco do que seria a nova jurisprudência ao “rejulgar” Ortiz Júnior. Quem se interessar poderá ler AQUI os detalhes desse episódio.

Eis a explicação de Ortiz Júnior, em entrevista coletiva no dia 27 de outubro, sobre essa aberração jurídica: “Eu não tenho dúvida nenhuma de que a grande realização dessa reparação da injustiça é a realização do milagre de Deus. Não tenho dúvida porque foi muita fé”, afirmou o prefeito em entrevista coletiva.

Chorando emocionado

O “milagre” levou o prefeito às lágrimas durante entrevista coletiva

Nas rodinhas formadas nos dias subsequentes na terra de Lobato, o que mais chamou minha atenção foi uma das interpretações sobre a demonstração de fé do prefeito: ele teria feito a promessa de repetir pelo menos 12 milhões as rezas brabas que lhe ensinaram. Além de rezas, teria sido encomendado até mesmo um serviço religioso realizado entre as árvores do sítio urbano onde reside com parte de sua família – pai e um irmão.

Sem dúvida, um homem de muuuita fé que contou, claro, com o apoio de uma misteriosa figura conhecida apenas como doutor Siqueira. Como disse um conhecido assessor do prefeito para várias pessoas em um lugar público: “Enquanto houver um doutor Siqueira, ele [Ortiz Jr] será absolvido”.

Mendes não dá ponto sem nó

Disciplinado, o ministro Herman Benjamin entregou as razões finais que embasam seu voto. Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou na quarta-feira (29) que o julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer terá início na próxima terça-feira (4) e que o TSE já reservou, pelo menos, quatro sessões para julgar o caso.

Herman Benjamin

           Disciplinado, Herman Benjamin concluiu e já entregou as razões finais

                  Mendes não dá ponto sem nó. Vale recordar que o TSE apura desde 2015, a pedido do PSDB, se a chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer na eleição presidencial de 2014 cometeu abuso de poder político e econômico, recebeu dinheiro de propina e se beneficiou do esquema de corrupção que atuou na Petrobras.

Seletividade tucana

           Seletividade tucana

            Nesse período, os tucanos se aliaram com o PMDB e assumiram o controle do condomínio governamental e agora tentam reverter uma situação que não interessa mais aos bicudos devidamente aconchegados no ninho do PMDB. Muito pelo contrário.

Tudo indica que nada impedirá que Temer conclua seu governo que peca pela falta de legitimidade. Mas isso nada significa para os dois maiores partidos que lhe dão sustentação.

Pizza à vista

Apesar do mandato de Temer encontrar-se dependurado numa decisão do TSE, mesmo que seja deposto ele será substituído por alguma pessoa que será eleita indiretamente pelo Congresso, onde 3 de cada 10 de seus membros se encontram encalacrados na Lava Jato.

Mas há quem diga que o TSE poderá cassar Dilma e Temer, que continuarão elegíveis. Um repeteco do que aconteceu quando o ministro Lewandowski do STF fatiou o julgamento de Dilma, cassando-a, mas mantendo seus direitos políticos.

Caso prevaleça essa estratégia, Temer poderá se candidatar e eleito pelos congressistas para concluir seu mandato em 2018. É só escolher o sabor da pizza.

O vira

Os passos de Temer e Mendes estão mais que ensaiados

Rezas e promessas necessárias para o milagre

A situação política nacional encontra-se tão deteriorada que nada impede que seja concretizada essa agressão política.

Nas rodinhas dos botecos e cafés da terra de Lobato já é possível ouvir cálculos e hipóteses. Vejam como é simples o raciocínio desse povo:

  • Se o doutor Siqueira funcionou em Taubaté junto ao mesmo TSE, ele pode perfeitamente repetir a dose em Brasília;
  • Se na terra de Cely Campelo foram necessárias cerca de 12 milhões de rezas e promessas, nada impede que os mesmos recursos – rezas e promessas – sejam empregados na capital federal;
  • Mas ninguém ousou avaliar a quantidade de rezas e promessas necessárias para realizar o mesmo milagre que salvou o prefeito Ortiz Júnior da degola;
  • Finalmente, Temer concluirá seu mandato. Mais um milagre!

Tia Anastácia, uma velha senhora que sabe tudo o que acontece em Taubaté, foi profeticamente amarga: “Ortiz Júnior está fazendo escola! Quem diria”.