Intercessão divina teria iluminado o caminho do tucano e esclarecido a mente do Ministro Napoleão Nunes Maia Filho, que substituiu Maria Tereza Moura que votou contra Ortiz Júnior no julgamento do TSE em 1º de agosto, tal qual o episódio do deputado federal Paulo Maluf (PP), em 2014

Na manhã de quinta-feira, 27, Ortiz Júnior (PSDB) realizou uma coletiva de imprensa sobre o julgamento que o absolveu das “injustiças” pelas quais era julgado. De acordo com o tucano, foi um milagre que o salvou e o colocou de volta no governo de Taubaté. “Eu não tenho dúvida nenhuma de que a grande realização dessa reparação da injustiça é a realização do milagre de Deus. Não tenho dúvida porque foi muita fé”, afirmou o prefeito.

Após livrar-se da inelegibilidade no TSE, Júnior afirma que terá mais responsabilidades. “Se eu tinha uma responsabilidade de fazer a cidade continuar avançando, agora ela é dobrada justamente por esse grande milagre que Deus proporcionou”, esclareceu o tucano.

Ele ainda afirmou que todo o processo aconteceu de forma especial e que a decisão evitou muita confusão na cidade. “Se não fosse uma vitória no primeiro turno olha a confusão que seria. Agora nós estaríamos nos preparando para o segundo turno da eleição”, destacou.

 

Ortiz Júnior (PSDB) e Edson Oliveira (PSD) durante coletiva de imprensa. Crédito: Murilo Cunha

Ortiz Júnior (PSDB) e Edson Oliveira (PSD) durante coletiva de imprensa. Crédito foto: Murilo Cunha

Prefeitura

Ortiz Júnior e o vice Edson Oliveira (PSD) dependem da publicação do acórdão da decisão do julgamento de terça-feira, 25, para voltarem à prefeitura ainda neste mandato . Não há um prazo para que isso ocorra. O ministro Gilmar Mendes, o primeiro voto favorável a Ortiz, elaborará o documento.

“O Tribunal Superior Eleitoral precisa comunicar o TRE. Preciso lembrar que a comunicação da decisão do dia primeiro de agosto aconteceu em 10 dias. A decisão se deu no dia primeiro de agosto e o meu afastamento no dia dez”, esclareceu Ortiz Júnior.

O prefeito também afirmou que apesar de não ter retornado ao cargo, ele já conversou com os secretários. Dr. João Ebram, secretário de Saúde, foi o primeiro a receber a visita de Ortiz para esclarecer as pendências na área para este ano. “O fato dessa comunicação [para a retomada do cargo] não acontecer exatamente hoje não significa que a gente não tem obrigação de conversar com os secretários e colocar as coisas para funcionar novamente”, frisou.

 

ORTIZ (8)

Candidatura

Defesa de Ortiz Júnior protocolou nesta quinta-feira, 27, recurso na Justiça Eleitoral contra a decisão do TRE de manter indeferido o registro de sua candidatura. “Nós vamos levar ao TRE a notícia desse fato novo [revogação de decisão no TSE]. No momento do registro não estavam previstas todas as condições, mas aquela causa que motivou a negativa do registro acabou”, afirmou.

O tucano concorreu às eleições sub judice, pois antes do pleito o TRE acatou o pedido do Ministério Público, PSOL e do blogueiro Irani Lima para o indeferimento da candidatura de Júnior.

A expectativa é pelo provimento do pedido já que o motivo do indeferimento da candidatura, a inelegibilidade decorrente da condenação por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2012, não existe mais devido à decisão do TSE.

 

Crédito: Murilo Cunha

Crédito foto: Murilo Cunha

Secretarias

Durante o período em que esteve na prefeitura, Paulo Miranda (PP) realizou fortes mudanças, como a exoneração dos secretários Athaíde Amaral, Segurança, e Martha Serra, Cultura. Para Ortiz Júnior, as mudanças não foram substanciais. “Ele fez uma mudança priorizando os servidores da Polícia Militar, da reserva, então a gente não sofreu também nenhuma grande alteração”.

“Acho que a gente tem que pensar no novo governo, pensar nas novas estratégias e perseguir o plano de governo novo. Acho que concluímos 85% do plano de governo de 2012 e acho que agora a gente precisa perseguir o novo plano”, afirmou Ortiz.

Quando questionado sobre a possibilidade de nomear vereadores da sua base que não foram eleitos como secretários, o tucano desviou do assunto e afirmou que será avaliado a partir das necessidades técnicas de cada pasta.

ORTIZ (6)

Futuro

Ortiz afirmou que as prioridades de seu novo governo serão a saúde, educação e trânsito. “Se vocês acham que a gente fez a revolução [viária] já, se preparem. Aí não são alterações. São duplicações, são ampliações de avenidas, avenidas novas. Aí a gente vai fazer realmente uma reposição do pavimento asfáltico”, explicou Ortiz. As obras serão utilizadas com o dinheiro do CAF que, segundo Ortiz, deve estar saindo da Secretaria do Tesouro Nacional para o Senado expedir a resolução autorizando o empréstimo.

 

Crédito: Murilo Cunha

Crédito foto: Murilo Cunha

Câmara

Os vereadores Jeferson Campos (PV), Luizinho da Farmácia (PROS), Carlos Peixoto (PTB), Alexandre Vilela (PTB), João Vidal (PSB), Graça (PSD) e Diego Fonseca (PSDB) estiveram presentes na coletiva nesta quinta. Os vereadores Digão e Bilili, ambos do partido do Ortiz, não compareceram.

Quando questionado sobre o relacionamento com a Câmara no próximo mandato, ele não contará com o apoio de seus grandes aliados Luizinho e Jeferson, o tucano afirmou que sempre teve um bom relacionamento com a Casa de Leis e que continuará assim nos próximos quatro anos. Sobre a ausência de seus colegas de partido, Júnior afirmou que nem todos amigos puderam comparecer e que cada um tem seus compromissos.