Por Marcos Limão / Fotos Vitor Ferrero

A fé e a pressão popular têm conseguido mover montanhas no caso do centenário asilo Casas Pias, localizado à Rua 4 de Março. Apesar de seu valor histórico, sentimental e religioso, o asilo corre o risco de sumir do mapa para dar espaço a empreendimentos imobiliários.

Na tarde de quarta-feira, dia 10, os conselheiros do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico formalizaram a ata na qual aconselham o prefeito Roberto Peixoto (sem partido) a providenciar o tombamento do conjunto arquitetônico. Foi um passo em tanto rumo à preservação. Uma decisão unânime, com sugestão para o prefeito preservar não só a capela construída em 1925 como também as casas dos idosos. O próximo lance será o decreto do Executivo com o tombamento, mas ainda sem data para acontecer.

Assinaram a ata os conselheiros: Benedito Assagra Ribas de Mello, Maria Dolores Alves Cocco, Fred Savino, José Ernani Pereira, Ana Lurdes Candelária de Mattos e Armindo Boll.

Presidente do conselho, Benedito isse ser possível “conciliação da cidade, entre quem quer preservar a história e quem quer morar em apartamento”.