Por Karolina Alvarenga

Durante a 5ª Sessão Extraordinária, realizada na tarde de terça-feira, dia 5, vereadores de Taubaté aprovaram o projeto de lei Ficha Limpa para servidores públicos municipais.

De autoria do vereador Jeferson Campos (PV), o projeto começou a ser discutido em 2011. Ele prevê que pessoas condenadas pela segunda instância da Justiça, por crimes eleitorais e contra a fé, a administração pública ou patrimônio público e privado, estão impedidas de ocupar cargos comissionados.

A vereadora Vera Saba (PT) apresentou uma emenda ao projeto de lei. Ela estende o ‘Ficha Limpa’ para os donos e gerentes de empresas contratadas pela administração municipal. Além disso, a emenda visa a proibição de manutenção, adiantamento ou prorrogação de contrato com essas empresas. “O político tem que se orgulhar de ser Ficha Limpa. Não podemos ter medo de falar de transparência e ética. Combina sim, falar do combate à corrupção. Esse é um momento de mudança”, frisou.

Outro parlamentar que destacou a importância do projeto e da emenda em questão foi o vereador Rodrigo Luis Silva ‘Digão’ (PSDB). “É triste ver pessoas que não tem Ficha Limpa ocuparem cargo no Senado. Precisamos de mudança e transparência e estou aqui para somar com a nova administração municipal, mas sempre fiscalizando”, disse.

Ao ser aprovado, o autor do projeto, Jeferson Campos (PV) agradeceu. “Minha posição aqui não é por vaidade. O projeto é importante e por isso agradeço a todos pela votação expressiva”.