Batalhão comemora seu aniversário homenageando policiais militares que fizeram parte da história da instituição.

 

O 5º Batalhão da Polícia Militar do Interior (5º BPMI) – General Júlio Marcondes Salgado é um marco na história de Taubaté e também do Estado de São Paulo. Criado no dia 20 de março de 1897, completa 119 anos que foram comemorados na quarta-feira, 23, em uma homenagem aos policiais que fizeram parte da história da Unidade.

 

 

A comemoração contou com a presença de diversas autoridades como a Coronel Eliane Nikoluk, Comandante da CPI-1 (Companhia de Policiamento do Interior 1) e do Tenente Coronel Marcos Renato que está a frente do 5º BPMI. “Mais do que centenário, o Batalhão trabalhou no socorro de grandes desastres da região. É o batalhão mãe de todo o policiamento [da Região] e que, com a Escola de Soldados, tradicionalíssima, forma os melhores policiais do Estado de São Paulo”, destaca a Coronel Nikoluk, que já comandou a unidade.

 

 

 

A banda da Policia Militar de Taubaté foi responsável por coordenar a apresentação e desfile dos policiais. Foram entregues as medalhas de honra para os policiais e comandantes que se destacaram durante o ano na Região. Um dos homenageados foi o atleta paraolímpico André Rocha, ex-policial militar e ganhador de duas medalhas de ouro pela Seleção Brasileira de arremesso de peso.

 

 

O ponto alto do evento foi a apresentação do canil do 5º Batalhão quando militares encenaram uma atuação da polícia em caso de perseguição a criminosos.

 

 

“Com as atividades exercidas pelos policiais obtemos resultados bem positivos da diminuição da criminalidade e aumento da produtividade”, afirmou Coronel Marcos Renato. Somente em 2015, a unidade realizou mais de 347 mil abordagens policiais prendendo em flagrante de delito 1.614 pessoas, cerca de 624 adolescentes apreendidos e 405 procurados pela Justiça foram recapturados. Além disso, 174 armas e 430 quilos de entorpecentes foram retirados das ruas patrulhadas pelo Batalhão.

 

 

“A Polícia Militar observou que todos os delitos, na sua maior parte, estão relacionados com as drogas. O carro chefe motivador dessas ações delituosas é o tráfico, consumo e venda”, explica o Ten. Cel. Marcos. Coronel Nikoluk, por sua vez, afirmou que um grande problema do CPI-1 é o deslocamento de policiais militares para realização de atividades que não estão na alçada da instituição. De acordo com a Comandante, cerca de 80% dos casos atendidos são de brigas de vizinhos ou pacientes que estão a muito tempo esperando em uma unidade de saúde e acabam ligando para o 190. “Não tem ninguém do poder público para resolver estes problemas que a policia é muitas vezes obrigada a realizar por causa dessa falta de gente”.