A árvore frondosa que ornamentava a avenida Independência, a última do quarteirão ao lado do Senai, do outro lado da avenida Itália, foi derrubada na quinta-feira, 02. Flamboyant é uma árvore frondosa também conhecida como delonix regia, ou simplesmente Acácia-rubra, uma planta ornamental que provavelmente veio da África em algum navio negreiro, escondida entre as poucas coisas de algum escravo para não perder suas raízes com a pátria mãe.
O repórter de Contato ficou pasmo quando se defrontou com uma máquina retroescavadeira, motosserra e picaretas em ação contra um flamboyant indefeso. Operários que pareciam iniciar uma guerra não importa contra quem. Soldados estão sempre a serviço de algum senhor em troca de algumas moedas. Pobres coitados, eles não sabem o mal que fazem.
Mas quem os paga sabe muito bem. E quem autoriza sabe muito mais. São “otoridades” cercadas de técnicos e assessores que poderiam perfeitamente encontrar uma solução e explicar para os munícipes que os sustentam se haverá ou não alguma compensação.
Na quinta-feira pela manhã, o flamboyant parecia chorar. Mas não era um choro medroso. Muito pelo contrário. Ele chorava de raiva diante da incompreensão do homem que destrói seu amanhã. Tudo em nome do “progresso” e da “mobilidade urbana” e da felicidade geral do prefeito e sua Lola.
Quem assumirá sua destruição, hein, senhor prefeito? Foi o senhor quem ordenou o corte ou algum pau mandado? E o arquiteto Armando Galão, teria algum compromisso com essa ação ou foi feita à revelia de seu projeto?
O flamboyant resistiu heroicamente, apesar de ter todos, todos, os seus membros cortados por uma infernal motosserra e suas raízes decepadas por picaretas. Mesmo assim a árvore resistia aos golpes impiedosos desfechados pela retroescavadeira sob o comando de um cidadão que não tem ideia do mal que fazia.
Em casa, à sombra de alguma outra árvore de seu sítio, o prefeito devia estar aguardando a informação que algum funcionário da Prefeitura lhe passaria do balcão de algum boteco onde assistia o fim daquele magnífico flamboyant.
Crimes como esse acontecem todos os dias. Porém, cinicamente, a Prefeitura encena o plantio de novas árvores na Praça Tanta Terezinha.
O inexorável tempo apresentará a fatura às novas gerações.
Memória e qualidade de vida são duas metas que poderiam fazer parte do programa de governo do governo municipal. Porém, infelizmente…

Flamboyant não resistiu

Flamboyant não resistiu

 

A Prefeitura não se cansa...

A Prefeitura não se cansa…

 

de derrubar árvores frondosas...

de derrubar árvores frondosas…

 

...na terra de Lobato

…na terra de Lobato

 

Foto do flamboyant em 2011

Foto do flamboyant em 2011