CONTATO selecionou duas notas que podem ajudar a entender como o prefeito Ortiz Júnior (PSDB) conseguiu sobreviver politicamente, pelo menos até agora, e o escambo de cargos políticos que ele tanto criticou em seus adversários

Paulo de Tarso e Nathália de Oliveira

Jandyra Ortiz assume o Fussta

O cargo era ocupado pela esposa do prefeito tucano, que sai para exercer “projetos de interesse do município”; na outra ponte, haja cargos públicos para absorver aliados que não se elegeram ou que o ajudaram na campanha

 

A Prefeitura de Taubaté divulgou na quinta-feira,11, que a mãe do prefeito Ortiz Júnior (PSDB), Jandyra Ortiz, irá presidir o Fussta, Fundo Social Solidariedade de Taubaté. Divorciada do ex-prefeito Bernardo Ortiz, ela irá assumir a função da primeira dama Mariah Ortiz.

A administração não informou se Mariah continuará trabalhando no Fussta ou se terá alguma outra função na Prefeitura, apenas relataram que ela irá “desenvolver projetos relevantes para o município”.

Ainda de acordo com a Prefeitura, Jandyra foi escolhida para a função devido a sua experiência com projetos sociais. O cargo não é remunerado e a função é considerada como prestação de serviço voluntário ao município.

 

Ministro-Napole_o-Nunes-Maia-Filho

Napoleão de novo

O mesmo ministro do TSE que permitiu o escandaloso rejulgamento do prefeito e candidato cassado pelo próprio TSE e também pelo TRE repete a dose com o prefeito de Embu das Artes suspeito de ligação com o PCC

Napoleão Maia Filho é o mais novo dos sete ministros que compõem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suprema corte eleitoral. Apesar de mais velho em idade, esse magistrado de Limoeiro, no Ceará foi recentemente para o TSE. Mas ele se comporta com a desenvoltura do colega Gilmar Mendes. Aquele mesmo que foi para Portugal de carona no avião do presidente Michel Temer que deverá ser julgado brevemente pelo TSE presidido pelo próprio Mendes.

Foi a dobradinha Gilmar/Napoleão que inverteu a votação cassava e tornava inelegível o prefeito Ortiz Jùnior por causa dos malfeitos que fizera na bilionária FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), quando presidida pelo Bernardo pai, em 2011.  (Lei na integra aqui).

Diante do recesso da Justiça, Napoleão Maia, que responde interinamente pelo TSE, deu liminar em favor de Ney Santos (PRB), prefeito eleito de Embu das Artes, que teve prisão decretada em dezembro na Operação Xibalba, do Ministério Público de São Paulo, segundo noticiou Fausto Macedo, repórter especial do Estadão, na sexta-feira, 13.

O Tribunal Superior Eleitoral autorizou a diplomação do prefeito eleito de Embu das Artes, na Grande São Paulo, Ney Santos (PRB), alvo da Operação Xibalba, do Ministério Público do Estado – Ney está foragido da Justiça desde o início de dezembro por suposto envolvimento com esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas comandado pelo PCC. (http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/ministro-do-tse-autoriza-diplomacao-e-posse-de-prefeito-acusado-de-ligacao-com-pcc/)

A decisão que abre caminho para a posse de Ney foi dada em caráter liminar pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do TSE, que autorizou também a diplomação do vice da chapa, Peter Calderoni (PMDB). 

Curiosidades:

  1. O relator desse episódio de Embu das Artes é o ministro Herman Benjamin que não deixou pedra sobre pedra os argumentos do colega Gilmar Mendes que teve desempenho do advogado de defesa de Ortiz Jr, Eduardo Alckmin. A decisão monocrático irá a plenário após o recesso judicial.
  2. No rejulgamento de Ortiz Jr, a suprema deveria apreciar apenas os embargos de declaração apresentados pela defesa de Ortiz Júnior que não traziam absolutamente nada de novo. Mesmo assim, o presidente do TSE, Gilmar Mendes, que votaria apenas se houvesse empate fez questão de assumir publicamente a defesa do prefeito.

E o ministro Napoleão Maia, que acabara de assumir uma cadeira no TSE, mostrou sua fidelidade canina seguindo o presidente.

Mérito? Que mérito?

É a nossa Justiça.