Não há e nem haverá qualquer justificativa para o atentado terrorista contra o semanário francês satírico Charlie Hebdo, nesta quarta-feira, 7 de janeiro, provocando a morte de 10 jornalistas e dois policiais, no coração de Paris.
Nem será justificável a inevitável onda de xenofobia que se abaterá contra árabes seguidores ou não do islamismo. Como disse Clóvis Rossi do jornal Folha de S. Paulo, “os radicais islâmicos e os islamófobos europeus acabam se alimentando mutuamente. [E que] “o atentado ao jornal satírico faz Noureddine Bouzian, correspondente em Paris da Al Jazeera, prever que “os próximos dias serão muito duros para os muçulmanos na França, especialmente se a extrema direita entrar em ação”.
Essa onda não deverá ficar restrita à França e muito provavelmente se espalhará pelo chamado mundo ocidental. Seria um sinal sobre o choque de civilizações previsto pelo cientista político Samuel P. Huntington, “segundo quem as identidades culturais e religiosas seriam a principal fonte de conflito no mundo contemporâneo?”
Nesse difícil e triste momento cada um deve fazer sua parte.
CONTATO se une aos que lutam pela liberdade de imprensa assumindo o compromisso de que NÓS SOMOS CHARLIE. Um movimento magnificamente resumido pela charge de Angeli que ilustra essa nota